Prefeitura de Oeiras antecipa feriado do Dia do Servidor Público para segunda-feira, 27 de outubro
22/10/2025 - 16:31Expediente nas repartições municipais será normal no dia 28
A situação de abandono pela qual passam alguns pontos turísticos de Oeiras tem chamado a atenção das pessoas que visitam a cidade.
Lixo, esgotos, matos, buracos, entre outros problemas, estão afastando os moradores e decepcionando os turistas que vêm a Oeiras conhecer a história da cidade e do Piauí.
São pontos turísticos que contam a história do nosso estado ou fazem parte do imaginário popular, mas que parecem esquecidas pelo poder público, e terminam por afugentar moradores e turistas.
Exemplos não faltam para ilustrar esse abandono, sendo alguns pelo poder público estadual e outros pelo municipal.
Um das situações mais complicadas é a Casa da Pólvora. Um monumento, cuja construção está ligada ao governo de João José da Cunha Fidié e que era uma espécie de forte que guardava a cidade, está cheio de goteiras, infiltrações, com um cheiro muito forte e desagradável de morcegos, além de seu entorno encontrar-se repleto de esgotos e lama. Indo pelo Pé de Deus, é impossível se chegar ao monumento, pois além do mato, esgotos correm à céu aberto pelos lajedos.
No Pé de Deus e Pé do Cão, uma das lendas que mais chamam a atenção de quem visita Oeiras, a situação é de completo abandono. Mato, esgoto e lama, tomam conta de todo o acesso ao local, e o mau cheiro que incomoda quem passa. Nesse local o mato é tanto, que é quase impossível ver as pedras que “cobrem” o Pé do Cão.
.jpg)
As reclamações são constantes por parte daqueles que chegam a Oeiras para conhecer a história da cidade. Reclamam da falta de estrutura e do descaso com que se encontram os pontos turísticos de Oeiras. Reclamam ainda da falta de sinalização turística e da estrutura de alguns hotéis, bares e restaurantes, principalmente no que diz respeito ao precário atendimento.
Várias matérias já foram divulgadas neste site sobre a importância do turismo em nossa cidade e do quanto as questões ora relatadas influenciam negativamente sobre tal aspecto, no entanto, por parte das autoridades competentes, pouco se viu de providências para sanar problemas tão evidentes.
.jpg)
.jpg)
Por Lameck Valentim