
Incêndio atinge área próxima a residências no bairro Oeiras Nova
31/07/2025 - 17:33Fogo teve início no começo da tarde desta quinta-feira e avançou até proximidades de casas na Avenida Cônego Cardoso
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística colocou neste domingo (01/08) os 3.253 recenseadores nas ruas dos 224 municípios do Piauí. Este ano, a tecnologia do computador de mão vai facilitar a vida dos profissionais e permitir que o órgão contabilize e divulgue mais cedo os dados coletados.
A coleta das informações ocorrerá até o final de outubro e a estimativa é que o número de habitantes e o sexo sejam conhecidos ainda no final de novembro. A partir de janeiro, o IBGE divulgará as demais informações, como a escolaridade dos habitantes e perfil das famílias.
Este ano a preocupação com a segurança dos entrevistados está redobrada. Os recenseadores são obrigados a usarem colete e boné com a logomarca do órgão, além de um crachá contendo foto, nome e número de matrícula.
O coordenador do IBGE no Piauí, Pedro Soares Silva, explica que, ao chegar em uma casa, o proprietário pode pedir o documento de identidade do recenseador para conferir com o crachá. Além disso, ele pode pegar o número da matrícula e ligar para 0800-721-8181 e solicitar à atendente que verifique o nome do profissional.
"É uma medida de segurança para as pessoas. A dona de casa não precisa nem abrir a porta. Ela solicita o número da matrícula e consulta. Além disso, ela não precisa deixar o recenseador entrar na casa e nem mostrar a casa para ele. Se ele perguntar, por exemplo, se ela possui geladeira, é só responder sim ou não. Não precisa mostrar o que tem na casa", explica Pedro.
Os recenseadores permanecerão em serviço até o final de outubro. O coordenador reafirma ainda a importância das pessoas receberem o profissional e responderem corretamente aos questionários. É através deles que os governos se baseia para a elaboração de obras e políticas públicas que beneficiarão a população a partir de 2011.