Saúde no Mural

555 casos de Covid 19 foram registrados em Oeiras no mês de julho

Para evitar a proliferação do coronavírus, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas evitem sair de casa.

555 casos de Covid 19 foram registrados em Oeiras no mês de julho
Compartilhar
WhatsApp
Da Redação Mural da Vila

Os casos de Covid 19 tiveram um alto crescimento durante o mês de julho em Oeiras, registrando 555 pessoas infectadas com o novo coronavírus. Comparando com o mês de junho foi um aumento de 120,33% com o mês anterior registrando 187 casos.

No dia 01 de julho, Oeiras registrava 272 casos confirmados da Covid 19 e neste último dia do mês, o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde aponta 801 casos na cidade.

Ainda em comparação entre os dois meses, em junho por quatro dias a cidade não registrou casos da doença – 6, 14, 15 e 20. Já em Julho todos os dias novos casos surgiram e apresentaram números elevados, chegando ao recorde no dia 14, quando 44 pessoas tiveram resultados positivos. Antes o recorde era de 29 casos, registrados no dia 29 de junho.

Os números de casos da Covid 19 em Oeiras permaneceram relativamente baixos até o dia 21 de junho, com os números variando entre 1 e 7. A partir do dia 22 de junho os casos passaram a aumentar de forma contínua. Neste dia foram registrados 09 casos.

Em relação às mortes, o mês de julho teve 02 óbitos a mais em comparação ao mês anterior. A primeira morte foi registrada no dia 25 de junho. Naquele mês tiveram mais três mortes, nos dias 26,27 e 29. Já no mês de julho foram seis mortes, nos dias 10,11,13,15 e 23, sendo duas no dia 10, totalizando 10 óbitos em decorrência do coronavírus.

De acordo com o boletim do último dia do mês, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, Oeiras apresenta os seguintes números:

Casos confirmados: 801
Pacientes recuperados: 498
Alta hospitalar: 73
Alta domiciliar: 425
Pacientes em isolamento domiciliar: 289
Internação em leito clínico: 03
Internação em UTI: 01
Óbitos: 10

555 casos de Covid 19 foram registrados em Oeiras no mês de julho — imagem 1

Reabertura do comércio

Desde o dia 13 de julho teve início a retomada das atividades comerciais e sociais de Oeiras, seguindo um Decreto estabelecido pela Prefeitura de Oeiras, onde todo o setor de comércio será reaberto de forma gradual indo até o dia 22 de setembro.

Mesmo com algumas atividades liberadas, setores que ainda não estão permitidos a sua reabertura têm retomado às suas atividades desobedecendo as determinações da Prefeitura de Oeiras. Nesta sexta-feira, 31, várias empresas que ainda não foram autorizadas a reabrir funcionavam normalmente no centro comercial como na rua Zacarias de Góes, avenidas Cândido Aleixo e José Tapety e praças Costa Alvarenga e Rocha Neto e em alguns bairros mais afastados.

O Decreto Municipal publicado no dia 10 de julho cita que a partir de 20 de julho poderia reabrir atividades voltadas essencialmente à alimentação (exceto bares), todavia o Decreto Estadual mais recente, publicado em 22 de Julho de 2020, e que dispõe sobre a adequação do Calendário de Retomadas das Atividades Sociais e Econômicas, decreta para todo o estado do Piauí que no caso do setor de alimentação e bares de forma presencial só poderá abrir a partir do dia 17 de agosto, seguindo todas as regras de higiene.

O prefeito de Oeiras, José Raimundo (PP-PI), disse que sempre vem mantendo contato com órgãos de fiscalização para que sejam cumpridas as normas de reabertura, e pediu calma aos comerciantes, lembrando que chegará o momento de todos retomarem as suas atividades, pedindo ainda a conscientização da população para que continuem seguindo as recomendações e protocolos dos órgãos de saúde.

Fique em casa

Para evitar a proliferação do coronavírus, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas evitem sair de casa, mantendo o isolamento social e, em caso de necessidade, ao sair fazer uso de máscaras. É necessário também seguir medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc.

555 casos de Covid 19 foram registrados em Oeiras no mês de julho — imagem 2