Acidente deixa jovem ferido na estrada de acesso ao povoado Buriti do Rei, em Oeiras
02/11/2025 - 20:44Lucas Silva, funcionário da Cristo Rei FM, foi socorrido e está sob avaliação médica na UPA de Oeiras
Começou oficialmente nesta sexta-feira, 24, no Parque de Exposições de Oeiras, a 7ª edição da Expoeiras. Considerado a maior feira agropecuária do Piauí, o evento contempla exposições, competições, palestras, leilões, julgamentos de caprinos e ovinos, shows musicais e atrai um grande número de produtores rurais, criadores de animais, empresas e visitantes.
O incentivo à agricultura familiar e ao produtor rural é a essência da Expoeiras. Como acontece desde as primeiras edições, a Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, destinou um espaço especial para a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar. Derivados de caju, produzidos em cinco assentamentos da zona rural de Oeiras - Mocha, Chapada do Fio, Nova Terra (Marreiros), Faveira do Horácio e Boa Esperança - ganharam destaque no evento, gerando oportunidades para os produtores rurais.
Usando a criatividade, os agricultores conseguiram aproveitar o grande potencial de exploração econômica do caju, produzindo e comercializando cajuína, doces variados, geleia, coxinha, bife, farofa e creme de caju. A agricultora Ozeni Custódio preparou para o evento uma variedade de produtos feitos à base do caju. "Trouxe a coxinha recheada com a carne de caju, o doce de caju, a rapadura de caju, o quebra-queixo de caju e o creme de caju", cita a agricultor do Assentamento Mocha.
.jpg)
No assentamento Nova Terra, a produção de caju e seus derivados fica a cargo de cinco famílias de agricultores. "Nós trouxemos cajuína, doces, bife e a farofa do caju. Estamos vendendo produtos que vão de R$ 1 até a caixa de cajuína, que custa R$ 48", explicam as agricultoras Aparecida e Jovita.
A agricultora Maria Ocília, do Assentamento Chapada do Fio, também levou uma grande quantidade de produtos para comercializar no evento. "Fizemos uma parceria com a Secretaria de Agricultura e está dando certo. Já vendemos três caixas de cajuína", diz a trabalhadora rural, informando que sua família produziu mais de 500 garrafas de bebida para levar ao evento.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza, a produção é resultado do trabalho contínuo da gestão municipal, no desenvolvimento sustentável da cajucultura na zona rural do município.
Entrega de kits de irrigação
O fomento à agricultura irrigada também figura entre as prioridades da Prefeitura de Oeiras na Expoeiras. Na manhã desta sexta, o prefeito José Raimundo e o coordenador da Coordenadoria Estadual de Fomento à Irrigação (COFIR), B.Sá, realizaram a entrega de kits de irrigação para agricultores familiares e associações de produtores rurais das comunidades Chupeiro, Piquizeiro, Casa Nova, Contentamento e Contentamento dos Avelinos.
.jpg)
Segundo Zé Raimundo, o intuito é aumentar a produtividade nas áreas irrigadas, estimulando a sustentabilidade ambiental na zona rural. O prefeito também participou da distribuição de sal e vermífugo para agricultores de Oeiras
Palestras, leilão e shows musicais
O evento foi permeado por palestras, que aconteceram durante todo o dia pautando diversos temas, como Controle da verminose e mal do caroço/ Peste suína clássica, proferida pelo médico veterinário Jefferson Luís, do Serviço de Inspeção Municipal; uso da energia solar para produção agrícola, Como empreender no campo e Energias renováveis na agricultura familiar, entre outros temas.
.jpg)
Na parte noturna acontecem o Leilão Estrelas da Nordestina - Dorper & White Dorper e os show musicais, animados pelas bandas Garotos do Forró, Bil Balla, Zé Cantor, Léo Cachorrão, David Ostentação.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
ASCOM/PMO