
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Cenários urbanos e rurais, aspectos históri-
cos e documentais, com imagens de interesse etnográfico e documentos visuais de valor inestimável. Todos estes aspectos estão reunidos no livro "Do Brasil para as Américas nos cartões postais e álbuns de lembranças" (Solaris Editora; R$142,00), que traz 688 cartões-postais selecionados que enriquecem e preservam a memória histórica e "poderão servir de elo cultural entre o Brasil e as nações americanas ao retratá-las como vistas por olhos brasileiros através do testemunho de cronistas e viajantes nacionais", resume a editora.
A publicação é uma obra de caráter histórico e iconográfico que retrata, desde uma perspectiva brasileira, um panorama dos diversos países das Américas, baseada nos relatos de cronistas e viajantes no período aproximado de 1890 a 1940, realizando uma viagem visual e geográfica através de ferrovias e companhias de navegação, à imensa diversidade regional e humana do continente, como forma de valorizar a cultura e a identidade brasileira no contexto das nações americanas.
Os autores João Emilio Gerodetti e Carlos Cornejo realizaram ampla pesquisa histórica e bibliográfica, reproduzindo parte do mais valioso e di-versificado acervo iconográfico existente sobre o Brasil e os países das Américas. Portanto, a publicação é um trabalho documental que nasce da constatação de que um dos maiores e mais importantes re-positórios iconográficos sobre o assunto, em termos de conteúdo histórico e de qualidade estética e gráfica, é o representado pelas imagens contidas em antigos cartões-postais e álbuns de lembranças.
O livro traz um valioso acervo até agora não devidamente valorizado na sua dimensão social e histórica, nem preservado com vistas ao registro da história do Brasil, e das nações vizinhas, desde uma perspectiva brasileira.
Para os autores a obra apresenta uma verdadeira viagem no tempo e no espaço, como faria um turista brasileiro da época, tendo início com um capítulo dedicado ao Brasil, suas cidades e habitantes, e contendo capítulos sobre os diversos países visitados, suas populações e aspectos característicos. A viagem tem início a partir do Brasil e percorre num itinerário visual e bibliográfico as nações vizinhas da América do Sul, para logo estender-se à América Central, à América do Norte e ao Caribe.
Gerodetti e Cornejo dizem que o "trabalho nos parece oportuno vista a crescente influência cultural e econômica do Brasil no contexto das nações americanas, expresso por iniciativas como a do Mercosul e outras inúmeras de intercâmbio cultural que reforçam a presença do País".
Os autores afirmam ainda no prefácio do livro que "nunca foi produzida uma obra deste tipo, a qual, sem dúvida, constitui verdadeira novidade e além de seu amplo interesse para o leitor nacional, reforçará a presença brasileira nos círculos culturais das nações retratadas".
A obra atende assim às finalidades da Lei Federal de Incentivo à Cultura, quando assinala: "Promover a difusão e a valorização das expressões culturais brasileiras no exterior, assim como o intercâmbio cultural com outros países."
A obra foi produzida com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio da Log-In Logística Intermodal.
Diário do Povo