Geral
Água de Oeiras e região é analisada por técnicos da Fundação Nacional de Saúde
Por: Da Redação em 17/03/2012 - 09:26
O Serviço de Saúde Ambiental (SESAM) da Superintendência Estadual da Funasa no Piauí (SUEST-PI), dando início às atividades do Programa de Controle da Qualidade da Água (PCQA) para o exercício de 2012, está entre os dias de 12 a 17 de março, no município de Oeiras no sul do Piauí para uma série de análises físico-químicas e bacteriológicas de amostras de água dos municípios da microrregião administrativa. Ao todo serão realizadas análises em amostras de 11 municípios, totalizando aproximadamente 140 amostras.
Esta atividade está no cronograma de ações da SUEST-PI desde o último ano, quando, através de uma parceria de cooperação técnica entre a própria instituição e a Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI), foi possível ampliar o raio de ação da equipe do PCQA do SESAM.

Amostras de água para análise
Para Josenilson Carlos, Chefe do SESAM, essa parceria foi benéfica para todos os envolvidos. Sejam os municípios, a SESAPI e a própria Funasa, pois, assim foi possível aumentar consideravelmente o raio de ação da UMCQA. “De acordo com a nossa programação, antes da celebração do Termo de Cooperação Técnica com a SESAPI, teríamos que realizar as análises em cerca de 10 municípios do Estado. Após a cooperação ampliamos esse número para mais de 30 municípios”, complementou.

Josenildo Holanda, Dra. Vera Valentim e Engenheiro Antonio de Sá
Já para Antonio de Sá, Engenheiro químico, responsável pelo VIGIÁGUA no estado, para a Sesapi essa união de esforços veio em boa hora. Pois, o Laboratório Central (LACEN) do estado tem capacidade para atender todo o Piauí, mas, com a UMCQA da Funasa, foi possível apresentar os resultados mais rápidos e isso é importante para a alimentação do sistema de informações da SESAPI.

Técnico do Município entregando material para análise
Por sua vez, de acordo com Vera Valentim, Bioquímica da Funasa e coordenadora do PCQA, para os municípios essa parceria entre as instituições foi de grande valia uma vez que, os resultados obtidos através das análises realizadas in loco sai muito mais rápido e com precisão o que torna as medidas necessárias em relação ao tratamento da água, quando necessário, também mais rápido. “A garantia de uma água potável para a população em geral é uma diretriz do Ministério da Saúde. E a Funasa é um instrumento importante para o sucesso do Programa Água para Todos, do Governo Federal”, finalizou.