Tomei a PÃlula do dia seguinte e a menstruação atrasou - Quantos dias?
23/08/2022 - 22:59Uso da A pÃlula do dia seguinte vai comprometer todo ciclo menstrual da mulher
 Para manter longe o risco de doenças cardiovasculares, como infartos e derrames, devido ao colesterol alto, que é um dos principais fatores que contribuem para isso, devemos ter como aliados alguns alimentos que nos ajudam a equilibrar essas taxas.
Há dois tipos de colesterol o LDL, de baixa densidade, que tem a função de levar a gordura do fÃgado para os tecidos; e o HDL, que é o colesterol de alta densidade, que retira o excesso de LDL dos tecidos e leva ao fÃgado, evitando acumulo nas paredes das artérias. A taxa de colesterol total deve estar abaixo dos 200 mg/dl (100 mg/dl de LDL e 40 mg/dl ou mais para HDL, são as taxas recomendadas para cada um).
Colesterol alto
E para quem tem colesterol alto deve introduzir na dieta alguns alimentos e nutrientes que ajudam a diminuir a absorção do colesterol, reduzindo os seus nÃveis no sangue, e aliar também à prática de exercÃcios fÃsicos.
Alimentos recomendados
Peixes: Fonte de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, do tipo insaturada, encontrada nos peixes de água fria, como salmão, atum e truta.
Aveia: Diminui as concentrações do colesterol total e aumenta a fração do bom colesterol (HDL).
Oleaginosas: Nozes e castanhas apresentam grande quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias, além de diversos tipos de câncer. A arginina, também presente em quantidades interessantes nas oleaginosas, atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração.
Chocolate amargo: Chocolate amargo é rico em flavonóides (substâncias que diminuem o LDL). Diariamente, inclua 30g do doce como sobremesa.
Azeite: É fonte de ácido oléico, que regula as taxas de colesterol. Faz bem ao aparelho cardiocirculatório e para controlar o diabetes do Tipo 2, reduzindo a taxa glicêmica. É também uma grande fonte de antioxidantes, como a vitamina E.
Alcachofra: Suas fibras são resistentes à ação de enzimas, diminui os nÃveis de colesterol e triglicérides sanguÃneos; reduz o risco de obesidade e diabetes, evitando doenças cardiovasculares.
Laranja: Um estudo realizado pela Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, e publicado na revista American Heart Association, concluiu que os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na fruta, diminuem os nÃveis de LDL (colesterol ruim) no organismo, pois limitam a absorção do colesterol no intestino.
Vinho: A ingestão moderada da bebida (uma a duas doses por dia) promove elevação de aproximadamente 12% nos nÃveis de HDL, colesterol bom, semelhante à encontrada com a prática de exercÃcios.
Linhaça: A semente é um dos alimentos mais ricos em ômega 3. Os benefÃcios da linhaça aumentam quando a semente é moÃda ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal.
Canela: Antioxidantes presentes na canela ajudam no combate ao colesterol ruim (LDL). Consuma meia colher de sopa por dia para redução do colesterol.
Soja: Além de ajudar a controlar problemas hormonais para as mulheres que estão na menopausa, a soja é uma excelente opção para quem quer proteger o coração: diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL).
AçaÃ: Apesar do alto teor de gordura do açaÃ, trata-se em grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%). Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares, como o infarto. Gorduras: 52%, Fibras: 25%, ProteÃnas: 10%.
Chá: Principalmente o chá verde, pois os flavonoides, encontrados nesse tipo de chá, funcionam como antioxidantes e ajudam na prevenção da inflamação dos tecidos. Estas substâncias também podem proteger contra a formação de coágulos, que podem levar à  ataques do coração.