
Incêndio atinge área próxima a residências no bairro Oeiras Nova
31/07/2025 - 17:33Fogo teve início no começo da tarde desta quinta-feira e avançou até proximidades de casas na Avenida Cônego Cardoso
O Instituto Mahatma Gandhi realizou neste final de semana a quinta edição do seu festival de Teatro.
No Festgandhi deste ano, os alunos encenarão clássicos do teatro satírico com obras de Sófocles, Martins Pena, Naum Alves e Lima Barreto além de uma produção própria.
Desde a primeira edição a escola tem motivado o fazer teatral entre seus alunos, que em outros anos já realizaram grandes espetáculos. Já foram encenados O Auto da Barca no Inferno, Auto do Lampião do Além, A Civilização, Judas em Sábado de Aleluia, O Rapto das Cebolinhas e vários textos que ganharam encenações por todo o Brasil. Durante o primeiro semestre, os alunos estudam a parte teórica e vão produzindo e ensaiando os espetáculos. É importante ressaltar que os alunos são responsáveis por toda a produção.
O Festgandhi aconteceu no sábado e domingo na praça da Bandeira, reunindo alunos, professores, familiares e a comunidade em geral.
De acordo com a professora Tiana Tapety, o festival buscou um resgate da Commedia del’Arte que teve seus primeiros momentos na Itália na segunda metade do século XVI, mas sua maior popularidade e seu auge aconteceu claramente entre os séculos XVII e XVIII.
No sábado foram encenadas peças com os alunos do Ensino Fundamental, Aurora de Minha Vida de Naum Alves e Os Bruzundangas de Lima Barreto.
Já domingo os espetáculos forão o clássico grego, Greve dos sexos, de Sófocles e Quem Casa quer Casa de Martins Pena.