
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Por Lameck Valentim
Nos últimos dias voltou a crescer o número de acidentes com motos em Oeiras. O que sempre aconteceu na cidade, nos últimos dias se intensificou. O fato se reflete diretamente na superlotação da rede hospitalar, principalmente, a Unidade de Pronto Atendimento, quando os feridos não são transferidos para Teresina.
A cada semana, e em especial de sexta a domingo, a UPA de Oeiras recebe um grande número de pacientes com ferimentos provocados pelos acidentes com motocicletas.
A tendência é que esses números cresçam ainda mais, pois o comportamento de muitos condutores apontam nesse sentido. A imprudência, desobediência às leis de trânsito associada ao consumo de álcool, a pressa e o descaso de muitos motociclistas com a própria vida e com a vida alheia acabam por levá-los ao leito de um hospital.
As sequelas para quem sofre um acidente com motos são graves e exigem, na maioria dos casos, longo período de internação e recuperação. Os acidentes, além de apresentarem sérios problemas de saúde, geram um custo elevado para a previdência social e para o Sistema Único de Saúde.
Últimos casos
Nos últimos meses grande parte dos atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras foi a pessoas que sofreram acidades de moto.
"Sempre que vemos uma ambulância do SAMU chegar aqui em caráter de urgência já sabemos que se trata de acidente de moto, pois estes crescem a cada dia", diz um funcionário da UPA.
Durante a semana é raro ter um dia que não se registre um acidente envolvendo motocicletas. E este número aumenta significativamente aos finais de semana.
A semana passada duas pessoas morreram em acidentes de moto. Somente no final de semana, cinco acidentes foram registrados, sendo três no domingo. Os acidentes deixaram duas vítimas fatais e sete feridos. Já houve casos, em que apenas em uma noite dez acidentes foram registrados em Oeiras.
No domingo o mais grave acidente aconteceu no cruzamento das avenidas Rui Barbosa com Santos Dumont que teve como vítima fatal o senhor Antônio Ferreira dos Santos, conhecido como Tuíba Bananeira, ou Tuíba do Açougue, deixando ainda dois jovens feridos, que tiveram várias escoriações e fraturas. No mesmo dia, aconteceu outro acidente na rodovia que liga Oeiras a Colônia do Piauí e outro no bairro Uberaba, deixando as vítimas feridas e uma com fratura. Na sexta feira, 08, em acidente ocorrido na BR 230, a vítima fatal foi o vaqueiro Julimar Pereira Santos, 37 anos.
Um dos motivos que eram apontados como causador de acidentes em Oeiras, era a falta de sinalização. Todavia, quase toda a cidade já recebeu sinalização e os acidentes continuam a acontecer, o que demonstra que o fato está diretamente ligado a conscientização por parte dos condutores de veículos, em especial das motocicletas.
As equipes do Samu de Oeiras além de atender solicitações da população que já é uma rotina natural, termina criando uma sobrecarga nesse tipo de acidente, pois muitos acidentes envolvem várias vítimas, sendo necessário o deslocamento de mais de uma viatura.
Atendimento do SAMU
Uma das constantes reclamações dos oeirenses nos casos de acidentes é sobre a demora da chegada da ambulância do SAMU.
Essa reclamação não se refere ao atendimento prestado por seus profissionais, que são muito diligentes, sendo inclusive premiados por seu trabalho. A reclamação diz respeito ao fato de que as ligações feitas pelos oeirenses caem diretamente na central de regulação em Teresina, o que termina por gerar uma demora no atendimento e chegada das ambulância ao local dos acidentes, fazendo com que muitos pacientes agonizem, e gere uma grande reclamação por parte da população.
A justificativa para este fato, seria a de otimizar os atendimentos e melhorar o tempo de resposta a população. Todavia, o que se verifica é justamente o contrário, pois há registro de casos, em que a ambulância chegou somente após 30 minutos de ter sido solicitada.
Oeiras é uma cidade que agrega vários municípios e a UPA recebe grande parte dos pacientes das cidades da microrregião, e portanto, as ligações para o SAMU deveriam ser atendidas diretamente na sua base local, o que facilitaria o atendimento e mais vidas poderiam sem salvas.
Piauí é líder no ranking de mortes por acidente de motocicletas no Brasil
O Piauí ocupa a primeira posição no ranking vítimas de acidentes com motocicletas, com taxa de mortalidade de 21,1 para cada 100 mil habitantes, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Entre 2002 e 2012, este número cresceu 401%. No Brasil, o índice é de 6,3 mortes por 100 mil habitantes. No Piauí, foram 615 mortes em 2013. Nos últimos seis anos, acidentes com motos foram responsáveis pelo crescimento de 115% das internações hospitalares no SUS.
Confira abaixo os mais recentes casos de acidente envolvendo motos em Oeiras:
Choque entre motos deixa um morto e dois feridos na avenida principal de Oeiras
Choque entre motos deixa um morto na BR 230 em Oeiras
Colisão entre motos deixa três pessoas feridas em Oeiras
Acidentes de moto são registrados no fim de semana deixando dois jovens feridos em Oeiras
Choque entre motos deixa duas vítimas com ferimentos graves em Oeiras
Jovem de 19 anos morre ao bater moto em um jumento na rodovia que liga Oeiras a Santa Rosa do Piauí
Choque entre motos deixa tio e sobrinho feridos em Oeiras
Oeiras: Colisão entre motos deixa dois mortos sendo um com o corpo carbonizado