
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Encerrou neste domingo (7), em Oeiras, a Caravana Social da Juventude Quilombola. O evento, realizado em parceria entre a Coordenadoria Estadual da Juventude, Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania, SASC, Secretaria da Juventude de Oeiras e o Grupo Cultural Coisa de Nêgo iniciou na ultima sexta-feira, mobilizou cerca de 3 mil pessoas que participaram de oficinas de dança, percussão, vestuário, serigrafia e apresentações culturais na Praça da Matriz.
De acordo com Gilvano Quadros, da Sasc, o evento atendeu as expectativas dos organizadores, na medida em que promoveu a reunião de grupos quilombolas da região e movimentou talentos que precisavam ser despertados. “É gratificante ver que todas essas pessoas, tanto os que participaram das oficinas, palestras quanto a própria população que veio prestigiar o evento saíram com outra ideia acerca dos valores culturais, tivemos pessoas emocionadas em se verem tão belas, resultado do que aprenderam na oficina mas também do que ouviu sobre seus próprios valores”.
Veja também:
Oeiras recebe a Caravana da Juventude Quilombola
Para o coordenador estadual da juventude, Plínio Dumont, a Caravana cumpriu seu objetivo que foi melhorar a autoestima da população quilombola, mas foi mais além, trouxe pra cidade a cultura e costumes que geralmente só são encontrados nos próprios quilombos. “É proposital e importante pra nós que esses eventos sejam realizados nas cidades, primeiro por que oferece uma estrutura, mas principalmente para mostra na cidade, para o povo que mora na cidade, as manifestações culturais que sobrevivem nos quilombos e essa mistura e socialização do conhecimento cultura é fundamental para o fortalecimento e respeito dos valores que temos” avalia.
Durante a solenidade de encerramento os alunos que participaram das oficinas. Apresentaram camisetas pintadas, percussão, também foi realizado um desfile com figurinos desenvolvidos pelos próprios participantes durante as aulas. Cerca de 300 pessoas participaram diretamente do evento, inseridas nas oficinas e todas receberam os certificados.