
Falece em Oeiras, Maria de Souza Feitosa aos 83 anos
01/05/2025 - 07:33Matriarca da famÃlia Feitosa enfrentava uma doença pulmonar e deixou filhos, netos e bisnetos
O centro de Ensino Médio de Tempo Integral desembargador Pedro Sá realizou mais um projeto de pesquisa com estudantes do terceiro ano. O projeto “conhecendo um Piauí produtivo” levou mais 120 estudantes a conhecer um pouco da realidade das cidades de Uruçuí, Jerumenha e Floriano no sul do estado do Piauí.
O projeto objetiva fazer um enfoque diferente ao estudo sistemático em sala de aula que é mostrado de forma pronta pelos livros. Esse novo enfoque destaca a relevância do estudo sobre o Piauí produtivo bem como o contexto histórico dos municípios e regiões estudadas.
Em Uruçuí, os estudantes puderam conhecer a realidade da produção de soja que impulsiona a economia do estado. A fazenda Santa Bárbara de propriedade de senhor Roberto Bussato, um gaucho que deixou sua terra natal para praticara agricultura do Piauí mostrou a pujança do agronegócio no Piauí.
Em Jerumenha, os estudantes puderam conhecer muito da história daquele município. Na igreja de Santo Antônio os alunos ouviram atentos as explicações das professores de história Fernanda Freitas, Francisca Costa e Cosme Alberto. A arquitetura da igreja de Santo Antônio foi alvo para a explicação do professor de história da arte, Manoel Cesário.
Em Floriano, os estudantes puderam conhecer sobre a origem da princesa do Sul e sua descendência árabe. O foco da aula na princesa do sul foi formação história, a economia, e a geografia do rio Parnaíba naquela que é considera a porta de entrada para sul piauiense. Alí os estudantes puderam aprender sobre a importância que tem Floriano como pólo educacional e comercial nas informações dos professores Emanuel Vital e Julimar Marinho.
Após um percurso de mais de 600 km, os estudantes se disseram satisfeitos na realização do projeto “conhecendo um Piauí produtivo” uma vez que eles puderam ver em loco uma realidade que só os livros contam.