Em Foco
Coletivo Negros e Negras de Oeiras emite Nota de Repúdio contra declarações de ex prefeito
Declarações foram dadas durante entrevista a Rádio Vale do Canindé
Por: Da Redação em 31/10/2021 - 14:11
 Coletivo Negros e Negras de Oeiras emitiu neste sábado uma nota de repúdio contra o ex-prefeito B. Sá, que durante uma entrevista a Rádio Vale do Canindé, se manifestou do forma racista e homofóbica dizendo que "não se deve confiar em negro que alisa o cabelo e em bicha enrustida".
Â
A entrevista do ex-deputado obteve repercussão, por também citar o ministro do Supremo LuÃs Roberto Barroso.
Â
Veja a nota:
Â
NOTA DE REPÚDIO
Â
O CNNO vem a público manisfestar seu repúdio diante da fala criminosa de um ex-parlamentar, fala essa que exprime caráter racista e homofóbico ao mencionar de forma discriminatória os negros e a população LGBTQI .
Â
Na fala "negro que estica o cabelo e bicha enrustida" o representante polÃtico usa seu lugar e poder de fala para menosprezar, desrespeitar e propagar a intolerância contra as minorias.
Â
 Historicamente, nós negros negros e LGBTQI vemos nossos corpos marginalizados e mortos, um verdadeiro genocÃdio contra nós. Isso faz com que somemos desde o nascimento, anos de lutas pela sobrevivência em um paÃs impregnado pelo racismo estrutural e discriminação sexual, onde as instituições de poder tentam nos exterminar diariamente com a falta de polÃticas públicas que nos beneficie, com a falta de segurança, saúde e educação.
Â
 Nessa perspectiva é no mÃnimo vergonhoso ver um representante polÃtico utilizar seu lugar de fala para disseminar ódio e o preconceito contra nossa gente ao invés de propôr ações e medidas de proteção a nossa vida e bem estar.Â
Â
A população oeirense bem como a brasileira é composta por uma maioria de pessoas negras, então, a ofensa se estende a milhões de brasileiros. Diante do exposto reinteramos nossa indignação e repúdio a esse tipo de discurso ou qualquer outro tipo de fala que propague o preconceito, o racismo e a discriminação sexual, visto que não podemos mais nos calar, tão pouco ignorar esse tipo de fala.Â
Â
Não irão mais nos silenciar, não iremos mais perdoar racistas, pois racismo mata.
Â