
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Além de atendimentos a diversas pessoas com problemas de saúde, a acidentados e a pacientes com suspeita para a Covid-19, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Oeiras continua convivendo com os trotes para o telefone 192.
Somente nesta semana, a equipe de atendimento de urgência foi acionada duas vezes, e ao chegar ao local indicado constatou ter sido um trote.
De acordo com Gesmiel Gales, supervisor do SAMU em Oeiras, os trotes haviam diminuído, mas que recentemente voltaram a acontecer. Ele conta que as pessoas ligam comunicando um acidente, e ao chegar ao local, percebem que não há indício do acontecimento, ligam para a pessoa que fez o pedido da viatura e esta ainda diz que a vítima já foi conduzida a Unidade de Pronto Atendimento, e que posteriormente a equipe constatou que nenhuma vitima de acidente dera entrada na UPA.
Gesmiel Gales, supervisor do SAMU em Oeiras
Os trotes causam um enorme prejuízo para os serviços de urgência, quando a linha está ocupada com ocorrências falsas. Enquanto os técnicos auxiliares de regulação médica estão atendendo a esse chamado criminoso, uma pessoa que realmente está precisando de um atendimento vai esperar para receber uma orientação médica ou para que seja liberada uma viatura que poderá salvá-la. Por isso, é importante que as pessoas respeitem, compreendam o serviço e zelem por sua manutenção e assistência.
Trote é crime – De acordo com o artigo 266 do Código Penal Brasileiro, passar trote para serviços de emergência é crime e o infrator pode pegar de um a seis meses de detenção. Ele também pode ser condenado ao pagamento de multa, e pode ter as penalidades duplicadas em situações de calamidade pública, a exemplo de períodos de pandemia, como a do novo coronavírus.
ATENDIMENTO
Gesmiel Gales chama a atenção para o tempo de espera para a chegada das viaturas do SAMU quando são acionadas.
Além do tempo regulamentar, partindo da regulação, que funciona em Teresina para todo o estado, por conta da pandemia, os profissionais precisam fazer uso de todos os Equipamentos de Proteção Individual, pois o cuidado com o paciente e com a equipe de profissionais é de fundamental importância para evitar a propagação do coronavírus. “Ao sermos acionados, nossos profissionais têm que colocar todos os EPIs. Nesse período em que os casos de infecção por coronavírus têm crescido em nossa cidade, os profissionais precisam redobrar todos os cuidados, pois é essa é uma das formas de evitar contágio, protegendo assim, tanto o paciente quanto os profissionais”, diz Gesmiel Gales.