
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
A Confraria Eça-Dagobertiana comemorou no último dia 20 de fevereiro o aniversário do seu 1º ano de existência em Oeiras.
O evento aconteceu no Rotary Club e contou com a presença das seguintes autoridades: o Prefeito Municipal de Oeiras, Antônio Portela Sobrinho, o Bispo Diocesano Dom Juarez Sousa, a Secretária Municipal de Cultura, Carla Martins, a Secretária de Assistência Social,Ivone Portela, a Presidenta do Instituto Histórico de Oeiras, Professora Socorro Barros, a Presidenta da CDL/ASCOM, Conceição Campos, o Presidente da Fundação Nogueira Tapety, Dr. Carlos Rubem, o vereador Espedito Martins, o Patrono da Confraria, Dr. Dagoberto Carvalho Júnior e a Presidenta da Confraria Eça-Dagobertiana Professora Cassí Neiva.
Estiveram presentes, também, abrilhantando o evento grandes entusiastas da cultura oeirense, tais como: Profª. Rita Campos, Stefano Ferreira, Pedro Dias Júnior, Ana Cláudia Ramos, Socorro Brandão, Tátila Inês, Lígia Santos, e a esposa do patrono da Confraria Cristina Carvalho, Solange Reis, a jornalista Nayanne Oliveira e Gilvani Tapety.
Após a composição da mesa, o Chefe de Cerimonial da Confraria, Professor Edson Sá, apresentou a confreira Professora Teresa Cristina Araújo e a convidou para fazer a apresentação dos confrades: Dr. Dagoberto Carvalho Júnior, Profª. Rita de Cássia Neiva (Cassí), Prof. Edson Sá, Profª. Conceição Campos, Profª. Conceição Neiva, Profª. Isabel Cristina Leal, Profª. Sebastiana Tapety, Profª. Josiana Costa, Profª. Francisca das Chagas Mauriz, Profª. Zildete Rodrigues, Profª. Yara Lízia Porto, Profª. Maurenize Nunes, Profª. Rita Marques, Prof. Júnior Viana, Dr. Carlos Rubem, Profª. Cleginalda Matos, Marcília Sousa (estudante do Ensino Médio).
Logo após, o Patrono da Confraria Eça-Dagobertiana, Dr. Dagoberto Carvalho Júnior, proferiu o seu discurso de agradecimento pela homenagem a ele prestada, bem como enfatizou a relevância da literatura na formação do indivíduo, posto que a mesma emancipa, socializa e politiza o homem.
Em seguida, a Presidenta da Confraria Eça-Dagobertiana, Profª. Cassí Neiva, ressaltou em seu discurso que literatura é arte com cheiro de vida e que se sente muito feliz em comemorar o primeiro ano de existência deste Centro de Estudos Literários.
Relatou ainda que a premissa maior desta Confraria é estudar, conhecer e analisar as obras de dois grandes literatos: Eça de Queiroz (maior romancista português) e Dagoberto Carvalho Júnior (escritor oeirense e maior divulgador da obra eciana no Brasil), bem como enfatizou a importância da literatura na vida do ser humano como fonte de alargamento da razão humana.
A posteriori, houve a análise da obra "Os Maias", apresentada pela Profª. Sebastiana Tapety que discorreu sobre as linhas mestras do romance existente entre dois irmãos e da consequente relação de incesto por ambos.
No momento da análise da obra, os presentes saborearam um vinho do Porto, fazendo alusão à sociedade portuguesa.
A Profª. Sebastiana Tapety finalizou a apresentação do rico, denso e polêmico livro "Os Maias", através da musicalização de um fado.
Após a apresentação da obra, foi servido um saboroso e variado jantar organizado pela empresa Sol e Eventos, de Solange Reis.
Finalizando a noite, houve o corte do bolo, seguido de um contagiante cântico de Parabéns e a oferta de um CD com fotos dos momentos da Confraria no seu primeiro ano de existência.