
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 O 13° Salão do Livro do Piauà foi aberto nesta sexta-feira, 05, com um cardápio variado de livros e um resgate que fez o distinto público saltar da cadeira e cair na dança. A solenidade de abertura do evento contou com a apresentação de um grupo de Congos de Oeiras, que fez um espetáculo absolutamente surpreendente.
A dança dos congos é mais uma herança africana. Ela chegou ao Piauà pelos negros que acompanhavam o primeiro governador da provÃncia, João Pereira Caldas, no inÃcio da colonização do Estado. A dança é uma louvação a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito, dois santos venerados pelos negros, e mantida até hoje, de geração a geração, pelos moradores do bairro Rosário, localizado na primeira capital do PiauÃ.
Não sem algum sacrifÃcio, o grupo vem sendo mantido, com figurino renovado e disposição de fazer inveja à s bandas de axé. Por iniciativa do Professor Cineas Santos, os Congos de Oeiras vieram se apresentar na abertura do Salipi, mostrando uma encenação que reúne música, dança, teatro e história.
Ao final da apresentação, quando todos se encontravam extasiados diante do espetáculo que mostrou um pouco do nosso passado e de nossos costumes, o grupo surpreendeu convidando o público a dançar junto com eles no palco. E a platéia, que até então só aplaudia, não se fez de rogada e atendeu prontamente o chamado. Em pouco tempo, professores, alunos e até mesmo o reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas, seguiam os passos dos congueiros, provando que a arte e a cultura possuem o condão de unir todos os povos, não importa a raça ou o status social.