
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O Grupo Folclórico Congos de Oeiras retornou à cidade após uma série de apresentações em cidades do estado de São Paulo.
O grupo se apresentou no XV Congresso Brasileiro de Folclore em São José dos Campos, e nas cidades de Jacareí, Paraibuna, Pindamonhangaba e em Aparecida do Norte.
Este ano, mesmo se programando o grupo não participou do Festival Folclórico do Olímpia, que é considerado o maior festival do gênero no Brasil. Os organizadores tiveram uma redução do orçamento do evento, tendo que cancelar a participação de alguns grupos.
No entanto, durante as apresentações, Os Congos de Oeiras receberam convites de diversos estados para apresentações. Ficaram acertadas apresentações na cidade de Laranjeiras, estado de Sergipe, Pelotas, no Rio Grande do Sul e também na cidade de São Paulo.
A DANÇA DOS CONGOS
A Dança dos Congos chegou ao Piauí no inicio da colonização do Estado, trazida pelos negros que acompanhavam o primeiro governador da Província, João Pereira Caldas. É originária do Congo, país africano de onde vieram muitos escravos para o Brasil. A dança é uma louvação a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito, santo negro a quem os escravos tinham grande devoção. A tradição da dança e da devoção ainda hoje é preservada pelos moradores do bairro Rosário, em Oeiras. Um grupo formado por esses moradores costuma se apresentar na festa de Nossa Senhora do Rosário em 31 de outubro e na festa de São Benedito em 6 de janeiro. A coreografia é simples. Os homens vestem-se de mulher. O ritmo e o canto afro-brasileiros dão cadência e estrilo a essa manifestação folclórica.
Na apresentação surgem quatro personagens:
REI – Cristão que defende a fé do seu povo;
ORDENANÇA – Assessora e defende o Rei;
SECRETÁRIO – Transmite ordens a mensagens do Rei;
EMBAIXADOR – Vem de outro país, questiona o Rei, dialoga e depois se junta ao grupo para louvar a Virgem do Rosário.