Geral
Congos de oeiras viajam para apresentações em são paulo
Por: em 03/08/2009 - 02:23
O grupo folclórico CONGOS DE OEIRAS viaja para a cidade de Olímpía no estado de São Paulo, onde participa do 45º Festival Folclórico de Olímpia que é reconhecido como o maior do Brasil, no gênero, notabilizando-se por preservar e celebrar espetacularmente a cultura brasileira reunindo grupos folclóricos e parafolclóricos provenientes de diversos pontos do país em meio a outras atividades paralelas. Em razão do enorme prestígio que a festa auferiu, atribui-se a Olímpia o consagrador título de “Capital do Folclore”.
Este será o quinto ano consecutivo que o grupo oeirense representa o estado do Piauí neste festival, sendo sempre uma das suas maiores atrações, e suas apresentações reúnem sempre os maiores públicos.
A cidade de Olímpia – SP é considerada a capital nacional do folclore, tendo esse título, por sitiar o Festival Nacional de Folclore, que é o maior do gênero no país.
Durante o festival a cidade respira folclore 24 horas. Isso por que os grupos que se apresentam na festa à noite, fazem uma peregrinação durante o dia por toda a cidade. Se for ao banco, tem um grupo dançando, no Museu do Folclore vai encontrar um grupo lá, na praça também e por aí vai.
Enquanto isso, no local reservado para o festival, são promovidos debates sobre folclore, mostras e oficinas de artesanato, mini-festival de folclore com as crianças e gincana de brinquedos tradicionais infantis. Até a praça de alimentação oferece comidas típicas de cada estado brasileiro.
Na programação do festival, constam, além de danças e folguedos folclóricos: cursos, palestras e seminários sobre folclore; gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis; exposições de peças artesanais; campeonato de truco e de malha; festival da seresta; culinária brasileira; espetáculo pirotécnico; feiras e eventos; desfiles de grupos folclóricos e parafolclóricos e muito mais.
Os objetivos do festival, inúmeros e quase sempre atingidos, são, dentre outros: difundir o folclore, contribuindo para a sua preservação; fortalecer a consciência e unidade nacional; celebrar o mês do folclore; estimular e cultivar a atividade de grupos folclóricos de vários pontos do país, reunindo-se nesse evento; proporcionar oportunidades para o estudo e a apreciação de fatos folclóricos.
Além da participação no festival folclórico, o grupo também se apresentará em outras cidades do estado de São Paulo.