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20/08/2025 - 14:19Israel Júnior, estudante do Ensino Fundamental Anos Finais da Sociedade Educacional Paulo Freire, vence no Sub-15 e é vice no Sub-13
Nos dias 18, 19 e 20 de agosto, os mantenedores da Sociedade Educacional Paulo Freire — a diretora pedagógica, Zenaide Dantas, e o diretor financeiro, Joaquim Santana — participaram do Fórum de Mantenedores SAS 2025, realizado com o tema “Um convite para novas perspectivas”. O evento reuniu lideranças educacionais de diferentes regiões do país e aconteceu no Resort Tauá em São Paulo.
A programação contou com palestras sobre diferentes áreas ligadas à educação. A professora doutora Carla Tieppo abordou a palestra “Cérebro: cada um tem o seu, mas nenhum é igual ao outro”, tratando da singularidade no processo de aprendizagem.
Marcos Moriggi apresentou o tema “Cultura de dados na educação: como transformar informações em decisões estratégicas”, destacando a utilização de dados como recurso de gestão.
Ademar Celedônio discutiu “A nova tríade: pensamento crítico, mediação humana e inteligência artificial”, relacionando tecnologia e prática docente.
O pediatra Daniel Becker falou sobre “Desafios da infância e adolescência: qual o papel da escola e da família?”, destacando responsabilidades conjuntas na formação de crianças e adolescentes.
As palestrantes Mariana Penido e Kassiopeya Costa, da equipe SAS, expuseram a “Visão de futuro do SAS Educação”, voltada para estratégias de inovação nas escolas.
O psiquiatra Pedro Shiozawa apresentou “Saúde mental: cuidando do capital humano”, com foco no bem-estar emocional em instituições de ensino.
Rafaela Perim conduziu a palestra “Comunicação não violenta e gestão de conflito na escola”, apresentando práticas de mediação no ambiente escolar.
O navegador e escritor Amyr Klink encerrou a programação com “Travessias: coragem e propósito para navegar o novo”, em que relatou experiências pessoais relacionadas a planejamento e enfrentamento de desafios.
A diretora da Sociedade Educacional Paulo Freire, Zenaide Dantas, afirmou que o Fórum foi um espaço de atualização essencial para gestores escolares. Ela destacou que a participação em debates conduzidos por especialistas possibilita compreender melhor os desafios atuais da educação e apontou que esse conhecimento contribui para orientar práticas pedagógicas e administrativas da instituição.
A presença da escola oeirense no encontro é considerada significativa por inserir a instituição em um ambiente de discussão nacional, permitindo acesso a diferentes perspectivas e metodologias. A participação amplia a rede de contatos, favorece a adoção de estratégias inovadoras e fortalece o compromisso da escola em acompanhar as transformações do cenário educacional.