
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Uma exposição temporária foi montada no
Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes - para mostrar a evolução dos brinquedos ao longo dos anos e integra a programação da Semana das Tradições Populares, que fez sua abertura na manhã de ontem e segue até sábado (22).
Apesar da quantidade e variedade de brinquedos e outros objetos que resgatam os tempos de infância, a exposição continua em evolução e deverá receber outros itens que serão incorporados ao conjunto.
Por enquanto, quem for visitar a exposição vai poder conferir desde os brinquedos feitos artesanalmente aos jogos eletrônicos da atualidade. Os carrinhos de latas de sardinha e pneus de borracha do solado de chinelas ou ainda os cavalos feitos a partir de talos da carnaúba, lembram o universo infantil dos meninos (hoje "homens formados"). O improviso também passeava pela brincadeira de muitas meninas com as bonecas de sabugos de milho e que vai ganhando os toques de modernidade com as bonecas de plástico.
Alguns brinquedos foram cuidadosamente e carinhosamente guardados pelos seus donos ou até herdeiros, como é o caso de uma boneca de louça que data do século XIX, com aproximadamente 150 anos. A dona da boneca, Sofia Santana Fernandes, 75 anos, herdou a pequena boneca da avó, Sofia Carvalho Santana, natural de União.
Ainda integra a exposição discos de vinil do famoso ratinho Topo Gigio, Fofão, Balão Mágico, Trem da Alegria, Xuxa, Paquitas e histórias infantis como o Chapeuzinho Vermelho. Ainda entre os objetos da exposição "A evolução dos Brinquedos" está ainda monóculos, compactos e caderninhos que trazem recordações em forma de versos, músicas e declarações diárias de meninas-moças.
De acordo com Dora Me-deiros, diretora do Museu do Piauí, a idéia da exposição nasceu a partir do livro "Brincadeiras de Criança", lançado recentemente pela escritora piauiense, Áurea Queiroz. Boa parte dos brinquedos que integram a exposição temporária foram trazidos do Povoado Tinguizal, situado no município de Esperantina, a 174 km de Teresina, local este que irá receber a mesma exposição no próximo mês.
"A idéia principal é envolver os participantes do evento e os visitantes da exposição no processo de evolução, na transformação que os brinquedos sofreram ao longo de todos esses anos. Queremos fazer isso através das atividades lúdicas que teremos durante a programação e também das palestras que serão proferidas", destacou Dora Medeiros.
Diário do Povo