
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Com a divulgação das primeiras notas do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) 2017, que estão disponíveis individualmente aos candidatos, começam a surgir notícias de ótimos resultados vindos da escola pública.
Um deles é da estudante Thamara Ranielly, do Centro Estadual de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá, que conseguiu 980 pontos na redação.
A nota da aluna oeirense é a maior nota entre os CETIs do estado e entre todas as escolas públicas do Piauí.
Em 2017, apenas 53 alunos tiraram nota mil na redação do Exame, de acordo com o Ministério da Educação, que divulgou o resultado na manhã desta quinta-feira (18). O número representa uma queda no total, já que no ano anterior foram 77 notas máximas obtidas na prova. Neste ano, os candidatos escreveram sobre o tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".
Thamara Ranielly, aluna do Ceti Pedro Sá, fala da felicidade de alcançar 980 pontos na redação. "Eu fico feliz em saber que todo o esforço valeu a pena. Sou muito grata ao apoio da minha família e de todo grupo gestor do Ceti Pedro Sá que contribuiu para essa nota, em especial, o diretor Edgar Sousa e a exímia professora de redação Ioneide Ferreira, que dedicou seu tempo a corrigir dezenas de redações em prol do sucesso dos seus alunos", comemora.
Além de Thamara Ranielly o CETI Desembargador Pedro Sá teve outras alunas entre as maiores notas: Amanda Barros - 960 pontos; Gabriela Lustosa - 920 pontos e Sayla Diovana - 900 pontos.
O professor Edgar Sousa, diretor da escola ressalta o compromisso de todos os profissionais do CETI Pedro Sá , destacando a importância da dedicação ímpar dos alunos e por ter uma família presente, como fatores cruciais para o sucesso do trabalho que é realizado.
"A escola sempre foca do 1° ao 3° ano, com mais ênfase no último ano, a importância de um trabalho voltado à prática da leitura e escrita, o que fomenta bastante o elevado índice dos resultados obtidos. A professora propiciou um momento onde o aluno era corresponsável de corrigir a Redação do colega, a partir de orientações técnicas, onde poderia perceber ali o que estava errado ou correto, para coibir assim erros e continuar nos acertos. Foram oferecidos aulões de Língua Portuguesa com os professores da disciplina e, no caso específico de Redação a professora trabalhou diversas situações e focou muitas técnicas e isso tudo, claro, fora todo o empenho, dedicação e compromisso também realizado em sala de aula", diz o diretor Edgar Sousa, enfatizando ainda que rodas de leitura e produções textuais são uma prática constante na escola, visto que são ações do programa Jovem de Futuro.