
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
As Escolas Família Agrícola continuam fazendo a diferença no semiárido piauiense, usando a metodologia da pedagogia da alternância.
Na comunidade estudantil consegue juntar teoria e prática, quando transforma a realidade do seu meio ao levar para região aquilo que é aprendido e vivenciado no espaço escolar. É a oportunidade tão desejada por famílias rurais que normalmente veem seus filhos indo embora em busca de oportunidades e hoje poder vê-los contribuindo com conhecimento da teoria escolar na própria comunidade, estando muitas vezes não só sobrevivendo no semiárido, mas inovando na produção, apresentando técnicas de melhoramento do que já existe, como também trazendo novidades a partir das experiências, dos estudos feitos na escola e ir além das suas expectativas. Essa forma de fazer educação das EFADES chamou atenção de muitos e está indo cada vez mais longe.
Esteve na EFADE V a CNN Brasil Séries Originais, por meio da EMBRAPA que é uma entidade parceira, para fazer conhecer ao Brasil o trabalho desenvolvido pelas escolas. A escola de Santo Inácio do Piauí recebeu a visita de uma equipe de reportagem que conheceu, registrou e está levando ao mundo essa realidade, mostrando através da apresentação de produtos bio fortificados que na escola são feitos: batata bio forte, feijão calpi e macaxeira BRS Jari, produtos que são produzidos na escola pelos alunos e professores.
Para a diretora Daniela Araújo "A reportagem foi de grande valia, pois através dessa reportagem teremos a oportunidade de mostrar ainda mais o trabalho realizado pela escola, no sentido de intensificar a importância dos alimentos para o consumo humano, pois é um alimento totalmente natural, sem uso de agrotóxicos e para mostrar que a escola faz esse paralelo entre o que o aluno produz e o consumo do mesmo na própria escola, bem como o conhecimento que ele adquire e leva para sua comunidade", disse a diretora em entrevista pelo Watssap a radialista Camilla Marques
Breve a reportagem será exibida em rede nacional e posta no site: https://www.cnnbrasil.com.br
AS ESCOLAS FAMÍLIA AGRICOLA
As Escolas Família Agrícola, tem como objetivo contribuir para o fortalecimento do setor agropecuário, através da formação de profissionais qualificados que desenvolvam conhecimentos técnicos e científicos na área de recursos naturais, e com qualidade gerenciar projetos agrícolas nos diversos setores, inclusive econômicos, visando o desenvolvimento autossustentável com baixo custo, garantindo a melhor qualidade da vida humana através do uso de técnicas adequadas que propiciem o desenvolvimento da agricultura familiar e agropecuária piauiense.
Fundada em 2004, a Escola Família Agrícola Dom Edilberto EFAD IV caldeirões, em Oeiras, é uma organização escolar que mantém a aprendizagem e qualificação profissional para os jovens do meio rural, adota a pedagogia da alternância, proporcionando aos jovens EFA uma formação integral que abrange aspectos profissionais, humanitários, sociais, éticos, espirituais e ambientais, qualificando-os legalmente tanto para continuar os estudos quanto para se dedicar a vida profissional na propriedade familiar ou fora dela, trabalhando com a terra, com as plantas, os animais, convivendo e interagindo com a realidade agrícola.
Em suas casas, ensinam os pais a utilizarem as novas tecnologias e a maneira mais adequada de lidar com a terra e seus recursos. Com a Pedagogia da Alternância há a possibilidade do sujeito da aprendizagem incorporar-se na comunidade, estimular a sua conscientização política e se valorizar como ser humano, sem perder de vista as suas relações com a cidade. A formação integral dos alunos e a promoção do meio rural são os principais objetivos da Escola Família-Agrícola (EFA), sendo que se busca como fundamental interagir escola-família, articulando esses dois ambientes como espaços de aprendizagem contínua, valorizando as informações da cultura rural e o calendário agrícola.