ENTREVISTA: Preta Lessa: uma lição de vida e resiliência na luta contra o câncer
03/12/2023 - 17:26Com uma visão única sobre a vida, Preta nos ensina sobre coragem, gratidão e a importância de sermos solidários uns com os outros.
 Com o objetivo de possibilitar aos seus leitores um maior conhecimento dos pré-candidatos a vereador de Oeiras nestas eleições de 2020, o Mural da Vila lança o quadro FALA VEREADOR!, uma oportunidade para os pré-candidatos se apresentarem aos eleitores, como também falarem sobre suas propostas.
As perguntas serão as mesmas a todos os pré-candidatos (as), mantendo o princÃpio da isonomia, e foram enviados a candidatos de todos os partidos e serão postadas de acordo com a ordem de envio das respostas à nossa redação.
Conheça o pré-candidato Júnior Miranda.
- Inicialmente, pedimos que faça a sua apresentação.
Olá Oeirenses, meu nome é José Cláudio Júnior, conhecido como Júnior Miranda, tenho 25 anos, estudei grande parte da minha vida em escola pública, comecei a trabalhar aos 14 anos de idade conciliando o trabalho e o estudo até chegar a faculdade de direito, perÃodo no qual me dediquei aos estudos e fui estagiário do Tribunal de Justiça do Estado do PiauÃ, hoje sou advogado, pós graduando em Direito Constitucional e Administrativo e em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Superior da Advocacia.
- Qual seu propósito, enquanto pré-candidato a concorrer a uma vaga no legislativo oeirense?
Meu propósito é buscar, por meio de polÃticas públicas, a inserção dos nossos jovens no mercado de trabalho, por meio de projetos de lei que fomentem a inclusão e escolarização de jovens, melhorando a capacitação e integrando-os nas mais diversas áreas laborais, estimulando o desenvolvimento econômico e fortalecendo a participação dos oeirenses no processo de formulação de polÃticas e ações de geração de trabalho e renda, tendo em vista que a taxa de desemprego entre os jovens da nossa cidade é altÃssima. Destaque-se que somos privilegiados, pois nossa região tem um enorme potencial hÃdrico, o que possibilita o desenvolvimento dos mais variados empreendimentos, cultivos e criações como a fruticultura, piscicultura, suinocultura, avicultura, produção leiteira, produção agrÃcola, agroindústria e similares.
- O que o levou a querer ser vereador pela cidade de Oeiras? Qual a motivação?
Desde cedo me senti motivado a fazer a diferença, tornar o mundo melhor. Quando criança assuntos relacionados a polÃtica já me inquietavam, corre em meu corpo o sangue de famÃlia polÃtica e sempre estive inserido no meio, mas discordando da velha polÃtica de nossa cidade, o que fez crescer em mim o sonho de poder contribuir com nosso municÃpio por meio de uma polÃtica jovem, mais participativa, onde se preconiza a alternância de poderes, que é um dos pilares para a verdadeira democracia, onde a nossa prioridade é a população oeirense, independentemente de interesses particulares ou partidários.
- Qual é a sua visão de polÃtica?
Minha visão polÃtica parte de quem se encontra no centro do espectro ideológico, ante-extremista e com uma percepção polÃtica pacÃfica que acredita em aspectos da direita e da esquerda. Sempre fui contra extremos, acredito em um equilÃbrio para redução da desigualdade social, buscando uma polÃtica forte economicamente, mas priorizando também polÃticas públicas de inclusão social. Assim, fomentando o desenvolvimento e reduzindo as desigualdades.
- Na sua visão, qual o papel de um vereador?
O vereador propõe, discute e aprova as leis a serem aplicadas no municÃpio e fiscaliza a atuação do executivo - o prefeito -, devendo sempre acompanhar as ações do executivo, verificando se estão sendo cumpridos os planos de governo e se estes estão sendo atendidos dentro da legalidade. É dever do vereador ser transparente no que diz respeito a câmara municipal, prestando contas ao povo e fomentando uma maior participação da população nas sessões.
- Se eleito for, como será sua atuação no legislativo local, que bandeiras nortearão seu mandato?
As bandeiras que nortearão meu mandato serão a educação, os jovens - não só da zona urbana como também da zona rural - e, principalmente, a geração de emprego e renda, estimulando a criação de postos de trabalho e proporcionando uma maior independência do poder público por parte das pessoas de nossa cidade.
- Em sua opinião, quais adjetivos deve ter um pré-candidato ao legislativo?
Primeiramente, comprometido com a população independentemente de partido ou interesses pessoais, transparente com os gastos públicos e, acima de tudo, que trabalhe visando o bem comum de todos, tornando, desse modo, uma cidade mais justa e igualitária para se viver.
- Qual o motivo da escolha do partido ao qual está filiado?
A escolha do PSD se deu pelo fato de que tenho uma visão polÃtica de centro, sempre preocupado com o progresso, porém priorizando as causas sociais.
- Qual sua avaliação com relação ao legislativo municipal nesta atual composição da Câmara Municipal de Oeiras?
Atualmente vemos um legislativo pouco atuante, onde grande parte defende seus partidos polÃticos e seus interesses particulares, deixando de lado o que realmente é importante, o povo e o interesse público.
- Como o senhor vê o trabalho da atual administração municipal?
É inegável o avanço que Oeiras obteve nesses últimos anos. Inúmeros foram os projetos que beneficiaram o povo, entretanto, precisamos voltar nossos olhos para as camadas mais carentes de nossa sociedade, buscando, desse modo, a tão sonhada justiça social.
- Para finalizar, que mensagem você deixa para o povo de Oeiras?
Apesar de ser de uma famÃlia polÃtica, sou avesso ao velho jeito de fazer politica em nossa cidade, não concordo com perpetuação de poder, principalmente em nossa câmara de vereadores, pessoas que fazem da polÃtica o seu meio de vida. Precisamos de uma renovação no legislativo, com novas pessoas, novas ideias, buscando sempre a transparência, fiscalizando o executivo, o uso das verbas públicas, tendo sempre os interesses do povo como prioridade.
Finalizo essa mensagem com a esperança de que o resultado das eleições atenda os anseios da população. Se mostra necessário uma reflexão para o que queremos nos próximos quatro anos na câmara de vereadores, na certeza de que escolheremos o melhor para nossa cidade, que possamos eleger pessoas que realmente se comprometem com o bem da população e que sejam Oeirenses apaixonados, dispostos a lutar por seu povo e pela sua terra.