
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Foi realizada na manhã deste domingo, 31, a Solenidade de Pentecostes na Igreja Catedral Nossa Senhora da Vitória, tradicionalmente conhecida em Oeiras como Festa do Divino Espírito Santo.
Neste ano, devido a pandemia do novo Coronavírus e seguindo as medidas sanitárias, a cerimônia aconteceu sem a presença física dos fiéis e de forma reduzida, transmitida pelas mídias sociais da diocese e da paróquia catedral, bem como pelas rádios da cidade. A solenidade foi presidida por Dom Edilson Nobre e concelebrada pelo Pe. Possidônio Barbosa Júnior, pároco da catedral e vigário geral da diocese, e o Pe. Jonh Elves, auxiliados pelo seminarista Abraão Carvalho.
Devido a atual situação de pandemia não aconteceu o cortejo da secular imagem do Divino. A Família Gama Neiva Santos, patrocinadora da festa, escolheu como tema: "Buscai o amor e aspirai aos dons do Espírito Santo".
Na homilia Dom Edilson enfatizou que "'’Com o tema Buscai o amor e aspirai aos dons do Espírito Santo'(1Cor 14,1), temos procurado refletir que o amor é essencial às nossas vidas, e que o resto é secundário. Felizes daqueles que, impulsionados pelo amor, abrem o coração para Deus e deixam-se imbuir pelos dons do seu Espírito: o dom da sabedoria, da inteligência, do conselho, da fortaleza, de ciência, da piedade e do temor de Deus. São estes dons que nos ajudam a superar as nossas fragilidades humanas e vivermos uma vida em conformidade com o Cristo nosso Bom Mestre e Senhor", frisou.
A Festa do Divino Espírito Santo acontece secularmente em Oeiras e faz parte da religiosidade popular da Capital da Fé. Este ano, a vivência desse momento foi diferente: cada fiel, em casa, com sua família. A adaptação se faz necessária por causa do avanço da pandemia do novo coronavírus que aflige o mundo.
CLIQUE AQUI E VEJA ÁLBUM COMPLETO
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS