
Circuito Mulheres em Movimento promove saúde e autocuidado em Oeiras, no dia 18 de maio. Inscreva-se!
04/05/2025 - 16:33Participe de uma experiência única de corrida, bem-estar e valorização feminina com serviços gratuitos e premiações especiais.
Na abertura da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, Ronaldo fez seu terceiro gol no torneio, mas o Flamengo conseguiu o empate e impediu que o Corinthians assumisse a liderança.
O atacante do clube alvinegro abriu o placar aos 30 minutos de jogo, após belo passe de Bruno César que o deixou cara a cara com Marcelo Lomba. No início da etapa final, porém, em cobrança de escanteio pela esquerda, Renato Abreu desviou no primeiro pau e Diogo, sozinho na pequena área, igualou.
Assim, a equipe de Tite empata com os líderes Fluminense e Cruzeiro com 54 pontos, mas com uma partida a mais. Já o time de Vanderlei Luxemburgo sobe para 39 pontos e se mantém em 13º.
Na próxima rodada, o Corinthians recebe o Avaí, e o Flamengo visita o Ceará. As duas partidas acontecem no dia 3 de novembro, quarta-feira, às 21h50 (horário de Brasília).
O jogo
Escalado com três atacantes, o Flamengo começou a partida no ataque, enquanto o Corinthians assumia uma posição mais defensiva, mantendo Ronaldo isolado na frente. Apesar da pressão do time da casa, o primeiro momento de perigo foi provocado pelo Timão, aos oito minutos. Ralf tomou a bola no meio-campo, tabelou com Ronaldo, entrou livre na área e chutou em cima do goleiro Marcelo Lomba, que saiu bem e fechou o ângulo.
O Flamengo continuava tocando a bola fora da área, porém não conseguia criar situações de perigo para o gol de Júlio César, o que só aconteceu aos 13 minutos quando depois de boa troca de passes a bola sobrou para Renato encher o pé de fora da área. O arqueiro alvinegro salvou.
Aos 15 minutos, Ronaldo, muito vaiado pela torcida rubro-negra, driblou Ronaldo Angelim com muita facilidade e foi agarrado pelas pernas. Falta que Roberto Carlos bateu com violência. A bola saiu à direita do gol da equipe carioca.
Aos 20 minutos, o Flamengo, que encontrava dificuldades para acionar os atacantes por causa dos erros de passes dos seus jogadores do meio campo, criou uma boa jogada através de Renato, que descobriu Juan nas costas dos zagueiros, mas o cruzamento do lateral acabou nas mãos do goleiro Júlio César.
O Corinthians foi empurrado para a defesa e não conseguia mais chegar ao campo adversário em condições de conclusão. Só aos 27 minutos é que a equipe dirigida por Tite apareceu na área da equipe carioca em cruzamento de Roberto Carlos que passou por Elias e Ronaldo dentro da área.
Aos 30 minutos, o Corinthians marcou. Bruno César fez um passe perfeito para Ronaldo, sem qualquer marcação dentro da área. O Fenômeno teve tranquilidade para colocar a bola no canto esquerdo de Marcelo Lomba.
O gol desnorteou o time de Vanderlei Luxemburgo. Só aos 40 minutos, o Flamengo chegou à meta corintiana em cobrança de falta de Leonardo Moura que encobriu o travessão de Júlio César.
Modificação: O time do Flamengo voltou para o segundo tempo com uma mudança. O meia Marquinhos entrou no lugar do atacante Deivid, desfazendo o esquema com três atacantes que não funcionou no primeiro tempo. Marquinhos começou no lado esquerdo do campo e logo na sua primeira jogada contribuiu para o gol de empate da equipe rubro-negra, aos dois minutos. Ele cobrou o escanteio que tinha cavado, a defesa corintiana falhou, Renato desviou e Diogo entrou de cabeça para marcar. Foi o primeiro tento anotado pelo ex-jogador da Portuguesa com a camisa rubro-negra.
O time carioca se motivou com o empate e Juan, aos sete minutos, chutou forte de fora da área, mas Júlio César defendeu com segurança. Aos dez, Wellinton derrubou Bruno César na intermediária. Na cobrança, o próprio Bruno acertou o travessão de Marcelo Lomba que pulou sem qualquer chance de fazer a defesa.
Aos 14 minutos, depois de uma saída desesperada de Júlio César para cortar o lançamento, a bola acabou sobrando para Diego Maurício, que bateu de bico para Júlio César defender com segurança.
Aos 15 minutos, Vanderlei perdeu a paciência com os erros de passes de William, colocando Corrêa em seu lugar. O Flamengo continuava melhor em campo, principalmente porque Marquinhos, aberto pela esquerda, criava muita dificuldade para a defesa corintiana. Aos 25, Marquinhos chutou forte. Júlio César defendeu sem grandes problemas. O time paulista não conseguia imprimir velocidade às jogadas e Ronaldo quase não recebia bolas em condição de dar sequência às jogadas. Aos 28 minutos, Val Baiano entrou no lugar de Diogo para jogar fixo na área. Enquanto isso, Tite fez uma substituição defensiva trocando o meia Bruno César pelo volante Paulinho.
As mudanças serviram para aumentar a pressão do Flamengo em busca do segundo gol. Aos 40 minutos, Ronaldo arrancou para a área, driblou Leonardo Moura, mas acabou tropeçando ao tentar ganhar a disputa com Maldonado. Nos minutos finais, o Flamengo partiu para a pressão em busca do gol da vitória, contudo a defesa paulista soube segurar o resultado com determinação e competência.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 x 1 CORINTHIANS
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de outubro de 2010 (Quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Roberto Braatz (Fifa-PR)
Cartões Amarelos: Maldonado (Flamengo); Ralf (Corinthians)
Gols: FLAMENGO: Diogo, aos dois minutos do segundo tempo; CORINTHIANS: Ronaldo, aos 30 minutos do primeiro tempo
FLAMENGO: Marcelo Lomba; Leonardo Moura, Welinton, David e Juan; Maldonado, Willians (Corrêa) e Renato Abreu; Diego Maurício, Diogo (Val Baiano) e Deivid (Marquinhos). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
CORINTHIANS: Júlio César; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias (Defederico) e Bruno César (Paulinho); Iarley (Danilo) e Ronaldo. Técnico: Tite