
Em entrevista, Emanuel Vital fala sobre o Dia da Consciência Negra e o legado de ‘’Negras e Negros do Rosário’’
19/11/2024 - 19:48Emanuel Vital é professor, jornalista, ambientalista e negro do Rosário.
A história de Francisco Lucas de Sousa é um verdadeiro exemplo de determinação e superação. Nascido no bairro Várzea, em Oeiras, filho de Maria Zélia de Sousa, ele enfrentou desafios desde cedo. Aos cinco anos de idade, sua família se mudou para Floriano, Piauí, em busca de melhores condições financeiras. No entanto, após dois anos, eles retornaram para a zona rural de Oeiras, estabelecendo-se na Fazenda Frade, em Fortaleza.
Aos 18 anos, diante das dificuldades que sua família enfrentava, Francisco Lucas tomou uma decisão que mudaria o curso de sua vida: ele se mudou para Oeiras em busca de educação e oportunidades. Durante oito anos, ele contou com a generosidade de amigos e parentes, morando de favor enquanto perseguia seus objetivos.
Hoje, aos 31 anos de idade, Francisco Lucas de Sousa é um exemplo de realização de sonhos. Além de conquistar um diploma em Administração Pública, ele fundou sua própria empresa, a FL Palestras e Treinamentos, e construiu sua própria família. Seu tempo livre é dedicado ao ciclismo e à apreciação do convívio familiar.
Mas o sonho de Francisco Lucas vai além de suas conquistas pessoais. Ele almeja que sua principal fonte de renda seja o projeto da FL Palestras e Treinamentos, mostrando sua dedicação em compartilhar conhecimento e inspirar outros a superar desafios.
Nesta entrevista exclusiva, Francisco Lucas de Sousa compartilha sua incrível jornada, repleta de obstáculos vencidos e metas alcançadas. Acompanhe a entrevista completa para conhecer mais sobre a vida, os sonhos e as lições desse inspirador homem de Oeiras, cuja história é uma verdadeira prova de que a determinação pode levar ao sucesso, não importam quais sejam as adversidades.
Francisco Lucas, você teve uma jornada incrível saindo da zona rural para se tornar um palestrante. Pode compartilhar um pouco mais sobre como foi essa transição?
Quando residia na Zona Rural sonhava em ter melhores condições, e somente os estudos poderia mudar minha realidade, como minha família era muito humilde e não teria como sair daquela situação, meus parentes da cidade me convidaram para morar em Oeiras, onde tia Veroalda Pacheco custeava todas as minhas despesas enquanto eu só estudava, onde depois de um ano foi que comecei a fazer “bicos” de garçom.
Quais foram os maiores desafios que você enfrentou ao deixar a zona rural e vir para Oeiras em busca de oportunidades?
O primeiro desafio foi o preconceito de alguns, falta de oportunidade de empregos, até mesmo uma simples carona era difícil, era como se todas as portas estivessem fechadas. Sempre tive muitas vontades, de sair com meus amigos, comer algo diferente, vestir algo melhor, e como não tinha condições, encontrava motivação nos estudos, e passava o fim de semana sempre estudando.
Pode nos contar mais sobre a influência de sua família em sua jornada e como eles reagiram à sua busca por uma vida melhor?
Quando resolvi sair definitivo do interior, até mesmo minha família não me apoiou, algumas pessoas me criticavam dizendo que eu tinha que ficar na roça, mais eu não desisti, e tia Veroalda sempre me dando coragem para buscar algo melhor, e com isso vim para a cidade e mamãe passou a me apoiar.
O que o inspirou a escolher a administração pública como área de estudo?
Foi uma opção de momento, onde conheci o Instituto Kairós e conseguia conciliar meus estudos com o trabalho, que ainda era uma situação bem difícil, pois a minha faculdade só veio depois que tive um trabalho certo, para pagar as mensalidades.
Durante os 8 anos em que morou de favor na casa de amigos e parentes, como você se manteve motivado para continuar buscando seus objetivos?
Na verdade morar na casa de família e amigos, me motivava a ter meu cantinho nem que fosse de aluguel, pois eu queria meu espaço, meu lar, e fazendo economia e guardando um pouco de dinheiro, depois de quase 08 anos consegui alugar uma casa, e depois de 06 meses consegui comprar minha casa própria, abrir mão de diversões, festas, de uma vida social, fez com que eu me organizasse para conseguir meus objetivos.
Quais foram os momentos mais significativos em sua jornada que o ajudaram a se tornar o palestrante e empreendedor que você é hoje?
Sempre gostei de participar da missa, e um dia no ato litúrgico o Padre João mencionou sobre compartilhar conhecimentos, e eu tinha um sonho no meu coração de ajudar as pessoas, e quando iniciei a vida acadêmica enxerguei que ser palestrante era uma realidade que eu queria viver como propósito na minha vida.
Como você equilibra suas diversas ocupações, incluindo vendedor, garçom, coaching e consultor, com a administração de sua empresa FL Palestras e Treinamentos?
Primeiro ter que ter foco, quando estou exercendo quaisquer umas das minhas atividades sempre faço o meu melhor, administração do meu tempo é o segredo para conciliar todas as profissões.
Quais são os principais princípios que você compartilha em suas palestras e treinamentos de vendas?
Inicialmente mostrar a capacidade de cada colaborador e gestor de que a realidade de cada empresa pode ser mudada para melhor, compartilhar meu conhecimento que tenho como base em muitos estudos para cada equipe é uma forma de transformar cada pessoa, cada empresa. Trabalhar na promoção e qualificação de pessoas e equipe, é uma missão que tenho.
Como você descreveria a missão e a visão por trás da FL Palestras e Treinamentos?
Promover, transformar, qualificar, impactar a vida de cada colaborador para proporcionar um melhor ambiente de trabalho, de equipe, a força da união e da disposição em sempre estar em busca de novos conhecimentos.
Pode compartilhar uma história inspiradora de um cliente ou participante de suas palestras que tenha sido impactado positivamente pelo seu trabalho?
No ano passado realizei um treinamento de garçom e garçonete, e teve uma participante que não tinha nem o dinheiro da inscrição naquele momento eu sabia que eu tinha que fazer algo por ela, ela realizou o treinamento, e logo em seguida a dona de um empreendimento em Oeiras me procurou para indicar um profissional dos participantes do meu treinamento para trabalhar, então vi uma oportunidade de indicar essa mulher e promover um trabalho para a mesma, e hoje de garçonete ela já desenvolve um grande e importante trabalho dentro da empresa.
Além do ciclismo, quais são suas outras estratégias para manter um equilíbrio saudável entre sua vida pessoal e profissional?
Viver momentos com minha família, curtir minha filha, buscar e viver a palavra de DEUS, ir à Igreja e eu entendo que viver cada uma das minhas profissões inclusive a de garçom quando algum cliente me agradece pelo meu atendimento é um sentimento muito graticante.
Como você vê o futuro da FL Palestras e Treinamentos? Quais são seus planos e metas para a empresa?
Estamos chegando com o espaço físico, onde esse espaço irá promover qualificações para pessoas e organizações, esse espaço irá ofertar para Oeiras e região um ambiente favorável e confortável para palestras, reuniões, cursos dentre inúmeras possibilidades de capacitações para pessoas, grupos e instituições. Então onde eu só conseguia realizar meus eventos em espaços cedidos ou alugados, visando o conforto dos meus clientes em breve teremos a FL Palestras e Treinamentos com próprio espaço físico.
Quais conselhos você daria a jovens que estão enfrentando dificuldades semelhantes às que você enfrentou ao iniciar sua jornada?
Persistência, o fato de não desistir já é um grande começo e principalmente não ouvir e absorver opiniões e conselhos negativos que te impossibilite de crescer, e evoluir como pessoas. Um ponto marcante é ter metas, metas a curto prazo e manter a constância e claro investir em você mesmo.
Como você define sucesso pessoal e profissional? Você sente que alcançou seus objetivos?
Vejo que o sucesso estar nesta frase, "Se você quer ir rápido vai sozinho, e se quer ir longe vai acompanhado", então quanto tenho mais pessoas no meu ciclo de trabalho, consigo ter minha meta de alcance, aumentando minhas parcerias. Enquanto meus objetivos sinto que estou no caminho certo, me sentindo realizado onde já estou, mais com o pensamento firme de que posso ir mais além.
Por fim, qual é o legado que você espera deixar por meio de sua história de vida, da sua empresa e seu trabalho como palestrante?
Plantar nas pessoas uma semente de gratidão, através dos meus treinamentos e cursos é um grande objetivo de vida. O meu legado é um dia poder ver que compartilhei ensinamentos, de mudança de atitude, de pensamento, de crença de que somos o que fazemos e não o que temos.