
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O DEM realiza próximo dia 3 de abril reunião nacional em Teresina com a presença de grandes líderes nacionais, a exemplo do presidente nacional do partido, deputado federal Rodrigo Maia (RJ), e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, de acordo com o que informou nesta segunda-feira, em entrevista ao programa Agora, da TV Meio Norte, o deputado federal José Maia Filho, o Mainha, que na mesma oportunidade vai assumir a presidência do diretório regional do Democratas.
O parlamentar afirmou que a agremiação oficializará posicionamento quanto ao pleito de 2010 e tem hoje uma tendência muito forte de ficar ao lado do prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), caso ele decida ser candidato. Outro nome cogitado pelos democratas é o do senador João Vicente Claudino (PTB).
O senador Heráclito Fortes, em último caso, poderá vir a ser candidato a governador, conforme Mainha, embora reconheça que a identificação maior do senador seja com a atividade parlamentar. Ao tratar sobre a situação de políticos que querem deixar o partido, Mainha disse que nas últimas semanas ocorreram muitas coisas sinalizando que não haverá "janela" para mudança partidária. "Então, se criou uma situação em nível de Piauí que mesmo os parlamentares não estando em harmonia com o partido, devemos nos reunir e buscar nos reaglutinar."
Ele disse que Wellington Dias ganhou com votos do antigo PFL. "Todas as expectativas é de que a janela não vá passar. Mas temos serenidade para reaglutinar e buscar resolver da melhor forma possível. A situação anterior ocorreu porque não lançamos candidatos e não tomamos uma posição formal, firmando coligação efetiva." Em 2006, o DEM apoiou informalmente a candidatura do senador Mão Santa (PMDB)
DEPUTADOS QUEREM SAIR
Os principais problemas são enfrentados com os deputados Júlio César Lima, Leal Júnior e Fernando Monteiro. "Nenhum partido tem harmonia plena. O próprio PMDB, que discute a candidatura do deputado Marcelo Castro, tem como majoritário o senador Mão Santa, que não aceita a candidatura de Marcelo."
O deputado citou que mesmo o PT, que está no governo, enfrenta discussões internas por causa de divergências.
Ele disse que o diretório nacional deverá tomar medidas jurídicas para punir os infieis. Todos aqueles que decidirem sair perderão os seus mandatos pelo questionamento jurídico a ser apresentado.
DEM É UM PARTIDO FORTE SIM
Mainha falou que o DEM ainda é um partido forte. Citou que tem um candidato a senador que é o mais competitivo, no caso, o senador Heráclito Fortes, o mais votado nas eleições passadas.
Destacou que se trata de um dos favoritos a uma vaga para o Senado. Tem ainda quatro deputados estaduais, nacionalmente é muito forte e tem maior tempo de propaganda na TV.
E O QUE ACHA DESSA CRISE FINANCEIRA
O parlamentar também tratou sobre a crise econômica que mobiliza o país. Ele disse que no último trimestre do ano passado, houve redução dos lucros do país e isso gerou um prejuízo muito grande para os municípios. "A isenção do IPI agravou ainda mais a situação dos municípios, notadamente os do Piauí, que dependem essenciamento do Fundo."
Mainha enfatiza que parlamentares discutem apresentação de uma PEC que regulamenta isenções por parte do governo federal. "A proposta diz que governo pode dar isenções, mas desde que seja da parte que lhe cabe, como Cofins, e não mexendo na receita dos municípios."
Acrescenta que "não se pode estimular indústria automolística e criar dificuldades para governos municipais." Ele reconhece, no entanto, que a PEC enfrentará dificuldade de ir à frente, "mesmo no DEM ela não é aceita, porque temos uma filosofia de sermos sempre contrários à criação de impostos."
"Eu, quando era prefeito, sempre queria reivindicar alguma coisa para meu município. Defendo a realização de um trabalho político para conseguirmos aprovar essa PEC em Brasília."
SOBRE A FERROVIA TRANSNORDESTINA
"Vejo essa Transnordestina, que liga a portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em PErnambuco, que levará toda a produção da região sul, que tem 6 milhões de hectares e da qual só se aproveita 10% atualmente."
Deputados de Pernambuco mostram que, no trecho pernambuco da ferrovia, a população rural está usando os trilhos e dormentes para amarrar animais. "Esse é o trecho de Pernambuco, que imaginávamos estar evoluído, olhe o jeito em que se encontra."
Projeto Alvorada. "O governo do estado está conveniando todos os recursos da Funasa e não estão acontecendo com os municípios, como acontecia na época do Projeto Alvorada. Há mais de um ano que não anda nenhuma obra. Faltam projetos, o governo buscou para si a responsabilidade e não está dando conta do recado."
Luz para Todos. "Nossa posição é de que precisa haver cobranças. Tinha uma programação que previa 130 mil ligações e foram feitas apenas 30 mil. O que funciona bem no governo federal? Apenas o Bolsa Família. É um bom programa, mas o Piauí não se pode se conformar apenas como o estado que mais recebe Bolsa Família."
180 Graus/Toni Rodrigues