Justiça converte prisão de um dos suspeitos e libera outro após audiência de custódia em Oeiras
30/10/2025 - 18:15Decisão foi tomada nesta quinta-feira (30) pela Central Regional de Audiência de Custódia IV, em Floriano
Depois de reconhecer que captou dados privados (como senhas e e-mails) de usuários sem permissão no projeto Google Street View, a empresa de buscas anunciou uma série de iniciativas para evitar, novamente, que isto aconteça em outros projetos.
Alan Eustace, vice-presidente de pesquisa e engenharia, escreveu no blog oficial do Google que a empresa de buscas vai procurar governantes para entender como funciona a política de privacidade em seus países.
Além disso, Eustace disse que a empresa trabalha no aprimoramento dos processos para o desenvolvimento e gestão de aplicativos e serviços. Quem ficará à frente dessa iniciativa será Alma Whitten, uma engenheira de sistemas do Google e especialista na definição de privacidade em software.
No blog, Eustaque informou que todos os funcionários do Google já recebem treinamentos ou informações das novas políticas de privacidade da empresa. Cada um deles, explica o vice-presidente, deverá assinar um documento que garante total proteção e sigilo aos dados de quem usa os serviços do Google. Os engenheiros da empresa, inclusive, deverão ter aulas que ensinem cuidados ao manipular e coletar dados dos usuários do Google durante o desenvolvimento.
A empresa de buscas também afirma que cada engenheiro deverá manter um documento explicando como funciona a privacidade dos dados nos projetos que trabalha. Esse documento, explica Eustace, será avaliado periodicamente por um comitê e, ainda, por uma auditoria independente.