Governador diz que pico da Covid-19 começa no fim de abril e inÃcio de maio
O governador voltou a alertar para o crescimento vertiginoso de pacientes com sÃndrome respiratória na demanda por terapia intensiva.
Por: Da Redação em 13/04/2020 - 15:22
 Em entrevista ao vivo pelas redes sociais com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, o governador Wellington Dias (PT) afirmou que o perigo na Covid-19 no Piauà começa no final deste mês de maio. Na manhã desta segunda-feira (13), o governador visitou dois hospitais de campanha que são montados na capital e chegou a afirmar que já há casos confirmados da doença no Sul do estado.
O governador voltou a alertar para o crescimento vertiginoso de pacientes com sÃndrome respiratória na demanda por terapia intensiva.
"A gente avalia que vamos ter um momento de grande desafio, de grande perigo, no final de abril, começo de maio. Se continuar crescendo 200% a cada 10 dias nós podemos precisar de 300 leitos, pode ser menos pode ser mais. Mas quantos leitos nós teremos desocupados?", questiona.
Wellington Dias reafirma que o poder público está ampliando o número de leitos para não deixar de atender pacientes graves como ocorreu em paÃses como a Itália e Espanha.
"Chegar 100 pessoas, só tem vaga para 40. Ou seja, 60 vão morrer. É isso que nós não queremos que aconteça aqui no estado do PiauÃ", disse.
Ao ser questionado sobre o fim do isolamento, o governador Wellington Dias voltou a citar a previsão de pico para o dia 15 de maio e que só a partir desta data haverá a possibilidade se ter uma melhor noção da situação da Covid-19 no estado.
"Vamos fazer isso integrando setor público, setor privado, iniciativa pública, iniciativa privada. Vamos fazer isso seguindo a ciência", disse Wellington que voltou a dizer que a legislação permite a aplicação da lei de isolamento.
Firmino Filho lamentou a queda na adesão do isolamento na última semana. De acordo com o prefeito, nesse domingo (12) houve uma queda expressiva no recolhimento domiciliar.
Wellington Dias informou que o Piauà adquiriu 10 mil testes e 80 respiradores mas que os insumos foram retidos nos Estados Unidos. Outra remessa está sendo comprada por outro fornecedor e deve chegar ao estado.
A iniciativa teve como objetivo principal promover a conscientização sobre o capacitismo e reforçar a importância da inclusão plena das pessoas com deficiência