
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O Instituto Barros de Ensino está desenvolvendo o projeto “De Poeta, Músico e Louco em Oeiras todos tem um pouco”, onde os alunos estão tendo a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a obra do escritor oeirense José Expedito Rêgo.
O projeto teve início no dia 10 de outubro e será finalizado no mês de dezembro, quando no dia 02, os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental lançarão um almanaque com a análise da obra Horas sem Tempo. No dia seguinte, os alunos do 4º e 5º anos farão a análise da obra História do Tempo Antigo, os do 6º ano, falarão sobre o jornal O COMETA, que foi um jornal editado pelo escritor. Já os alunos do 7º e 8º anos farão a análise do livro Crônicas Esquecidas. Os alunos do 9º ano analisarão uma das obras mais conhecidas e comentadas do escritor oeirense, o livro Malhadinha. Os alunos do Ensino Médio analisarão duas obras: os do 1º anos farão a análise de Os Caminhos da Loucura e os do 3º ano analisarão a obra mais importante de José Expedito Rêgo, que é a biografia romanceada de Visconde da Parnaíba: Né de Sousa- De Vaqueiro a Visconde.
Para finalizar o projeto, o IBENS realizará uma gincana literária no dia 04 de dezembro, cujo tema será a obra de José Expedito Rêgo.
E com o objetivo de proporcionar aos alunos e professores um conhecimento maior sobre a vida do escritor oeirense, foi realizado nesta sexta feira, 23 de outubro, um momento denominado de IMPRESSÕES SOBRE JOSÉ EXPEDITO RÊGO, onde o filho do escritor Catulo Rêgo, falou sobre a vida do seu pai. Catulo esteve acompanhado de DAVI, que vem a ser o neto mais velho de José Expedito. "Foi um momento de muita emoção. Tanto para o Catulo como para o Davi, que não conseguiram conter as lágrimas, o que emocionou todos os presentes", disse a diretora Magda Barros.
O momento também contou com uma palestra com Ferrer Freitas, que falou sobre a vida e obra do escritor oeirense, e sobre a experiência de conviver de perto e ter tido a oportunidade de editar dois livros do escritor. A palestra teve a participação do Sr. Geraldo Barros, que contou sobre momentos vividos ao lado do homenageado neste projeto do Instituto Barros de Ensino.
BIOGRAFIA
José Expedito de Carvalho Rêgo, romancista, poeta ,médico e jornalista nasceu em Oeiras no dia 1° de junho de 1928. Escreveu, entre outros, os romances “Né de Souza” (biografia romanceada do Visconde da Parnaíba Manoel de Souza Martins) e Malhadinha, considerado pela crítica como sua obra-prima. Como jornalista editou em Oeiras em parceria com Possidônio Queiroz e Costa Machado, o jornal mensal “O Cometa” que circulou na cidade de 1971 a 1976. Foi membro titular da cadeira número 2 da Academia Piauiense de Letras.
Faleceu no dia 31 de março de 2000.