Evento promoveu palestras e ações formativas sobre Capoeira, saúde, direitos sociais e inclusão, com apoio de instituições municipais e grupos locais
O Instituto Cultural Oeirense de Capoeira (ICOC) realizou, entre os dias 28 de julho e 3 de agosto de 2025, a primeira edição da Semana da CapOeiras, no município de Oeiras – PI. O evento contou com uma programação voltada à valorização da cultura afro-brasileira, com destaque para a Capoeira como manifestação cultural, educativa e social.
A programação incluiu palestras sobre resistência, ancestralidade, saúde, inclusão e direitos sociais, integrando diferentes áreas do conhecimento e promovendo o diálogo com públicos diversos. As atividades foram abertas à comunidade e contemplaram crianças, adolescentes, jovens e adultos e contou com a participação de profissionais de diferentes áreas e abordou os seguintes temas:
- Resistência e Ancestralidade, com o advogado Edilberto Vila Nova e o professor Lameck Valentim;
- Noções de Primeiros Socorros, com o enfermeiro Matheus Meneses;
- Hábitos Saudáveis, com a nutricionista Juliana Barros;
- Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente, com o conselheiro tutelar Antônio Carvalho;
- Inclusão e Adaptabilidade, com a enfermeira Erielma;
- Contexto Histórico da Capoeira de Oeiras – PI, com Gilmar Pacheco (Contramestre Magro de Aço);
- A Importância da Mulher na Prática da Capoeira do Município, com a professora Graciele Carvalho (Graduada Estrela);
- Alusão ao Dia do Capoeirista, com a participação de Contramestre Magro de Aço, Contramestre Charuto, Professor Pompeu e Professor Bolacha.
As atividades foram abertas ao público e voltadas a diferentes faixas etárias, com ações educativas e formativas realizadas ao longo da semana.
A organização da Semana da CapOeiras ficou sob responsabilidade de Contramestre Magro de Aço, Contramestre Charuto, Professor Pompeu e Professor Bolacha.
O evento teve como realizador o Instituto Cultural Oeirense de Capoeira – ICOC, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Oeiras, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), da Secretaria Municipal de Saúde (SESAM), da Escola de Capoeira Raízes do Brasil, da Escola Pro Capoeira, da Escola Integrando a Capoeira e da Escola de Capoeira Quilombola de Luz.










