Inaugurada nova sede da Seccional da OAB em Oeiras
Por: Da Redação em 15/09/2014 - 17:09
A primeira capital piauiense, Oeiras, ganhou, na noite desta sexta-feira (12), mais uma Casa da Cidadania. Trata-se da nova sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Oeiras, inaugurada em ato solene pela presidência da OAB-PI.
Reunindo muitas autoridades, membros da OAB e profissionais da advocacia e justiça, as festividades de inauguração tiveram início no Cine Teatro de Oeiras, local onde os participantes puderam se confraternizar, além de assistir a apresentações culturais, como a dupla de bandolinistas que tocou o hino nacional; a apresentação teatral realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) com o objetivo de conscientização dos eleitores e a tradicional dança religiosa municipal “Os congos de Oeiras”.
O presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, em seu discurso, afirmou que a entrega da Sede é o cumprimento de um compromisso firmado no início de sua gestão. “Acreditamos que Oeiras merece uma Casa a altura da Cidadania dos seus moradores, por isso entregamos esta Subseção, agora com sede própria e mais ampla, para que todos os profissionais oeirenses e da região possam atuar com mais agilidade e dignidade”.
Natural do município de Oeiras, o presidente do TRE-PI, desembargador Edvaldo de Moura, participou da solenidade. Emocionado, falou: “É mais um trabalho significativo da Seccional piauiense da OAB, que vem ao encontro da população oeirense, berço de grandes profissionais do Estado. É ainda um encontro dos jurisdicionados com os interesses da justiça. É de imenso significado sobretudo para para aqueles que colaboram para que Oeiras continue se impondo ao respeito da população do nosso Estado, como primeira capital”.
A diretoria da Subseção também esteve presente no ato. Representando os demais, a presidente da Subseção de Oeiras, Leidiane Rego, agradeceu a gestão da OAB pelo reconhecimento. “Esta nova Sede representa ainda uma renovação da advocacia e justiça oeirense. A OAB agora integra o núcleo jurídico que se instala em Oeiras, o que é muito importante para o bom andamento da prestação jurisdicional da região”. Na oportunidade, Leidiane Rego pleiteou a construção de um Fórum para Oeiras, o que mais tarde, o presidente do TRE, Edvaldo Moura veio a anunciar, para a surpresa de todos os presentes: “Já temos o espaço e o projeto aprovados pelo Tribunal. Logo Oeiras terá um fórum digno dos profissionais que aqui atuam”.
Durante a solenidade houve o primeiro Compromisso de Novos Advogados de Oeiras, que prestaram juramento e receberam suas carteiras para o exercício profissional.
Logo após, os participantes seguiram para o novo prédio da OAB para o descerramento da placa de inauguração. Ampla e moderna, as novas instalações contemplam diversas salas, tais como diretoria, sala de reuniões, sala de aula, administração, além de um espaço reservado para a Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI).
Estiveram presentes na solenidade de inauguração, a vice-presidente e o secretário geral da OAB-PI, Eduarda Miranda e Sebastião Rodrigues; a presidente e o secretário da CAAPI, Ednan Coutinho e Joaquim Santana; o Conselheiro Federal da OAB Sigifroi Moreno; o procurador do município de Oeiras, Alexandre Barbosa, que representou o prefeito de Oeiras; o diretor da Escola Nacional de Advocacia, Valter Rebelo; o juiz do Foro Regional, Luis Henrique Rego; os conselheiros seccionais da OAB-PI Luis Evangelista, Luiz Cordeiro e José Carneiro. Além destes presidentes e membros de comissões, além de membros do Conselho Jovem da OAB-PI.
Lançamento de Livro
Durante a inauguração, o juiz e diretor da Escola Nacional de Advocacia, Valter Rebelo, lançou sua mais recente obra “Temas do Direito Eleitoral – Decisões e Considerações Segundo um Jurista”. Valter Rebelo é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Doutorando em Direito Processual pela Universidade de Salamanca (Espanha), é Especialista em Direito Eleitoral e Direito Constitucional pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
A iniciativa teve como objetivo principal promover a conscientização sobre o capacitismo e reforçar a importância da inclusão plena das pessoas com deficiência