Colisão entre veÃculos seguida de incêndio é registrada na BR-230 entre Oeiras e São João da Varjota
01/02/2026 - 11:21Acidente mobiliza Corpo de Bombeiros na manhã deste domingo em trecho de fluxo intenso da rodovia
Dos 224 municÃpios do PiauÃ, 17 tiveram os prefeitos cassados por irregularidade, fraude ou compra de votos, o que equivale a 7,5% dos prefeitos que foram eleitos no Piauà em 2008. A Justiça Eleitoral, em alguns casos cassou o mandato do prefeito duas vezes, e mesmo assim, ele continua no cargo. Em outros municÃpios o presidente da Câmara é prefeito há vários meses. O procurador regional eleitoral, Marco Túlio Caminha, considera que a fiscalização do MPE foi responsável por parte deste resultado, assim como as denúncias dos próprios eleitores e dos adversários polÃticos em cada municÃpio.
A situação em três municÃpios é consequência de terceiro ou quarto mandato. Em Campo Maior e Luzilândia, os prefeitos Joãozinho Félix e JanaÃna Marques, respectivamente, são acusados de estarem exercendo o quarto mandato. Em BertolÃnea, Zé Nordeste, está no terceiro mandato. Todos estão sendo julgados pelo TSE e estão nos cargos sub judice até o final do julgamento.
No municÃpio de Coronel José Dias, o prefeito Ramiro Costa foi cassado, porque o registro de candidatura dele foi indeferido. Ele foi candidato por conta e risco. Agora, o segundo colocado no pleito, José Alencar, assumiu a prefeitura.
O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins foi cassado por duas vezes na zona eleitoral. Ele continua no cargo, porque o TSE modificou uma das decisões e ele permanece no cargo por força de liminar.
Caso semelhante, acontece em José de Freitas, onde o prefeito Robert Freitas foi cassado duas vezes em primeiro grau, mas o TRE-PI reformou a sentença da juÃza. Ele continua no cargo depois do julgamento de um agravo regimental.
O prefeito e Caracol, Isael Macedo, foi cassado, afastado e retornou ao cargo por força de liminar. O mesmo aconteceu com Canto do Buriti, onde o prefeito Nilmar Valente foi cassado na zona eleitoral e conseguiu uma liminar para continuar no cargo até o julgamento final do processo.
O presidente da Câmara de Nossa Senhora dos Remédios estava dirigindo o municÃpio, desde a cassação do prefeito Raimundo Paulo, mas o TSE lhe concedeu o direito de voltar ao cargo. Em Francinopólis vai haver nova eleição no dia 11. O prefeito Antônio Luiz foi cassado, teve um pedido de liminar negado pelo TSE. Vai haver nova eleição, porque ele teve mais de 50% dos votos válidos na eleição.
Os municÃpios de Guaribas e Fronteiras, também têm situação parecida. Nos dois municÃpios os prefeitos foram cassados em primeiro grau e estão no cargo por força de liminar. Os prefeitos ErcÃlio Andrade e Osmar Sousa, respectivamente, recorrem da situação de cassação ao Tribunal Eleitoral.
O prefeito de Landri Sales, Joeldison Alves, perdeu o cargo por determinação do TRE, porque não comprovou o domicilio eleitoral. Ele não foi afastado ainda porque conseguiu uma liminar do TSE enquanto tramita o recurso.
Jurandir Martins e Maria Salomé Cronemberg, a Sianena, prefeitos de Santa Cruz do Piauà e São Miguel do Fidalgo, respectivamente, também foram cassados na zona eleitoral e conseguiram, através do Tribunal Eleitoral, se manter no cargo por liminar. Mas, segundo o advogado do prefeito de Santa Cruz do PiauÃ, a decisão da juÃza foi reformada pelo Tribunal Eleitoral.
O prefeito de Barreiras do PiauÃ, Desuyty Galeno, o Peixe, foi cassado no mês passado, mas continua no cargo, porque recorreu , para continuar no cargo, ao TSE. Ele teria problemas para ser candidato, porque vivia maritalmente com a filha da prefeita do municÃpio. Em AnÃsio de Abreu o caso é emblemático. O prefeito Auricélio Ribeiro teve o registro de candidatura indeferido e, além disso, estaria exercendo o quarto mandato consecutivo. Desde a eleição, o presidente da Câmara exerce o mandato.
Da Redação