
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Será lançado neste sábado, 16, durante o festival de cultura de Oeiras às 19 h na Praça do Livro, o livro "Energia Solar Fotovoltaica no Piauí: Barreiras e Potencialidades", de autoria do oeirense Albemerc Moura de Moraes. O autor é possui graduação em Física pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestrado em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente é diretor do Instituto Piauí Solar e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Energia pela UFABC (Santo André , S P ) , o n d e v e m desenvolvendo pesquisas relacionadas às aplicações da tecnologia solar fotovoltaica, principalmente para o acesso à água em regiões semiáridas.
O livro "Energia Solar Fotovoltaica no Piauí: Barreiras e Potencialidades" foi publicado pela editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) e tem como principal objetivo identificar as principais barreiras e potencialidades para a expansão do uso da energia solar fotovoltaica no Piauí. A energia solar fotovoltaica caracteriza-se pela conversão direta da radiação solar em energia elétrica, para isso utiliza-se os módulos (placas) solares, que são fabricados a partir de materiais semicondutores, como o silício, e em geral são importados. As primeiras aplicações comerciais dessa tecnologia remontam o final da década de 1950, inicialmente para fins espaciais. Atualmente o uso da energia solar fotovoltaica está em franca ascensão, sendo considerada por muitos especialistas uma forma bastante promissora de geração descentralizada de energia elétrica e apresentando uma ampla gama de aplicações.
No Piauí, e em especial no município de Oeiras, foram materializadas a instalação de dezenas de sistemas fotovoltaicos no meio rural, para diversas aplicações, tais como eletrificação rural, bombeamento de água, dentre outros. Nesse contexto, o livro apresenta um panorama do atual cenário do uso e aplicações dessa tecnologia no Piauí, apresentando suas principais barreiras e potencialidades, bem como sugestões para expansão do seu uso. Os resultados encontrados revelam um grande número de barreiras que dificultam o processo de difusão dessa opção tecnológica de geração distribuída no Piauí. Entretanto, as potencialidades identificadas apontam um caminho a ser seguido, qual seja o de utilizar o grande potencial regional, nas suas diversas facetas, de forma a contornar os problemas e as dificuldades encontradas.
Ocorrerá também um evento simbólico de lançamento do livro na Comunidade Exu no sábado (16) às 9 h da manhã. Nessa comunidade, foram desenvolvidos, através do Instituto Piauí Solar (IPS), ações de difusão das energias renováveis e educação ambiental. No âmbito do Projeto "Sol e Água no Sertão" o IPS implantou em 2012 um sistema solar fotovoltaico de bombeamento de água destinado a irrigação comunitária de uma pequena área na Comunidade Exu. No ano de 2013, nessa mesma comunidade, uma parceria entre o IPS e a AMO viabilizou a execução do projeto extensionista "Educação Ambiental Contextualizada no Semiárido Piauiense".