
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
O Ibict, em coedição com a UNESCO no Brasil, acaba de lançar o livro Jornalismo cidadão: informa ou deforma?, da professora, jornalista e bibliotecária, Maria das Graças Targino. A publicação apresenta, em 238 páginas, a trajetória da imprensa no Brasil, desde o jornalismo literário até os dias atuais, ocupados também pelo webjornalismo e pelo jornalismo cidadão.
Com base em textos divulgados nas páginas do Centro de Mídia Independente Brasil (CMI Brasil), via Internet, a obra busca respostas para questões contemporâneas, como morte ou sobrevivência do autor; o fim ou mutação do jornalismo; e se a mídia convencional determina ou não a agenda dos meios alternativos ou se estes intervêm no jornalismo tradicional, Jornalismo cidadão: informa ou deforma? integra o Programa Informação para Todos (Information for All Pro-gramme - Ifap), destinado a promover o acesso universal à informação e ao conhecimento para o desenvolvimento e a propor a democratização do jornalismo, permitindo ao cidadão comum divulgar notícias, sem qualquer interferência de cunho empresarial, sob a responsabilidade do Centro de Mídia Independente (IMC), presente hoje em 57 países.
O livro permite ainda ao leitor vislumbrar as potencialidades do jornalismo cidadão ante as vertiginosas mudanças sociais que marcam os nossos dias, entre as quais se destaca o jornalismo como uma das profissões mais vulneráveis a tais mudanças, advindas, em grande escala, dos avanços científicos e tecnológicos.
A AUTORA
Na condição de Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e jornalista, finalizou seus estudos em nível de pós-doutorado junto ao Instituto Interuniversitario de Iberoamérica da Universidad de Salamanca, e Máster Internacional en Comunicación y Educación Universidad Autnoma de Barcelona, (Espa-nha), em 2007.
Ao longo das décadas, tem escrito centenas de artigos técnico-científicos, capítulos de livros e livros nas áreas de ciência de informação e comunicação, enveredando pela literatura, com seu primeiro livro de crônicas "Palavra de honra: palavra de graça"(2008). No momento, após manter vinculação com a Universidade Federal do Piauí, por 25 anos, atua como professora efetiva e concursada junto à Universidade Estadual do Piauí e, também, como docente-colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Ai5 Piauí