
Reunião em Teresina discute retomada do Festival de Cultura de Oeiras
08/05/2025 - 12:28Encontro fortalece articulação para retomada deste tradicional Festival na cidade.
Animações, documentários, vídeos experimentais e de ficção de todo o país começam a ser exibidos nesta segunda-feira no 16º Festival de Vídeo de Teresina. Promovido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves o Festivídeo é de abrangência nacional e tem se firmado como um dos mais importantes eventos na área. Este ano as exibições acontecem no Espaço Cultural Trilhos de 1 a 5 de dezembro, a partir das 18h30.
A escolha do espaço deve-se ao fato de o local já vir reunindo cinéfilos e apreciadores da sétima arte em eventos alternativos de cinema como a Mostras da Oficina de Cinema da FCMC, o Circuito Alternativo de Cinema Trilhos, Mostra Alan Sampaio, dentre outros. "As pessoas consideram o espaço atraente por ser um prédio com arquitetura pouco comum, o que dá um charme ao local. Além disso, está localizado numa área central, o que possibilita um grande fluxo de pessoas vindas de todos os bairros", comenta Maneco Nascimento, diretor do Trilhos, acrescentando que outra coisa que chama atenção é que a projeção, por ser feita em espaço aberto, faz o público se sentir num drive-in.
Dentre os 58 trabalhos que serão exibidos e concorrerão à premiação, estão representando o Piauí: "Como se faz um pequeno príncipe", de Franklin Pires, "Cajuerio cor marrom-escura", de Meire Nascimento, "Apnéia", de Henrique Dídimo, "Eu Mesma", de Meire Fernandes, "Ação em Rede", de Patrícia Klein, "Pela Noite", de Dai Caroline, "Tarde-Corpo-Árvore-Vestido-Círculo-Mastro", de Fábio Crazy da Silva e "Corpo Pós-Orgânico", de Aristídes Oliveira
Por dia, serão exibidos 11 filmes de tempo de duração e temáticas variadas. O público vai poder conferir muitas ficções, vídeos sobre fatos reais como um documentário que narra uma das maiores tragédias ocorridas na cidade de Campina Grande; animações criativas de artistas premiados e trabalhos experimentais que vão de vídeo-dança a clipes musicais. Algumas novidades na área cinematográfica também estarão presentes como um curta-metragem pernambucano rodado em um sistema de vídeo de alta definição que fotografa digitalmente na velocidade de 24 quadros por segundo, simulando uma câmera de cinema.
Além da exibição dos filmes, o Festivídeo promove ainda uma oficina gratuita sobre elaboração de documentário, ministrada pelo americano Dennis Hartnett. As aulas acontecem entre os dias 1º e 5 de dezembro na Casa da Cultura, a partir das 9h. As vagas já foram preenchidas em menos de uma semana de inscrições, o que demonstra o interesse de formação teórica dos futuros cineastas de Teresina.
Fonte: PMT/FCMC – Ascom