
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Aconteceu nesta quarta-feira (13) a assinatura de contratos de doação de terras do Loteamento Sagrada Família, localizado às margens da PI 143 que liga Oeiras a Colônia do Piauí.
Somente nesta quarta-feira, 50 famílias compareceram ao salão de encontros do ECC para apresentação e assinatura do contrato de doação. Ao todo serão beneficiadas 550 famílias, sendo que cada uma recebe uma área equivalente 1500m².
Somando as etapas de assinaturas já realizadas agora já são 123 famílias contempladas, pessoas que antes não tinham terras e que agora passaram a ter graças a ação missionária da igreja católica através do padre João de Deus, presidente da Fundação Dom Edilberto Dinkelborg.
Todo o trabalho de seleção das famílias é desenvolvido pelo Cefas - Centro Educacional São Francisco de Assis e conta com a supervisão jurídica da OAB, Subseção de Oeiras, que na ocasião, foi representado pelo presidente, o advogado Adriano Dantas.
Durante encontro de assinatura de contratos, o padre João de Deus ressaltou o trabalho desenvolvido pela igreja católica, onde o propósito está trabalhando para permitir que as pessoas vivam com dignidade e possam construir sua casa e tenham quintal produtivo já que a área doada possibilitará tudo isso.
Padre João de Deus aproveitou o momento para falar da Jornada Mundial dos Pobres que acontece de 17 a 24 de novembro em Oeiras, uma programação especifica será desenvolvido pela paróquia da Sagrada Família.
“A semana mundial dos pobres não é para estimular a pobreza mais sensibilizar aos que estão acima da linha da pobreza, para que reconheçam aqueles que estão abaixo da linda da pobreza e busquem colaborar na transformação desta realidade”, afirmou padre João de Deus.
A questão da pobreza ressaltada pelo pároco da Sagrada Família pode ser comprovado em dados recém-divulgados pela Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do IBGE, que revela 41,9% da população piauiense está abaixo da linha da pobreza ou seja, 1,3 milhão de piauienses.
No que se refere adoção de terras no loteamento Sagrada Família, a Fundação Dom Edilberto juntamente com CEFAS e parceiros, esperam o mais breve possível estar concretizando a entrega dos 550 lotes às famílias cadastradas no projeto.
Por Claudevândio Macêdo