
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Na manhã de ontem a galeria do Clube dos Diários foi o palco para duas excelentes notícias. A primeira delas é que o Piauí vai ganhar mais 80 Pontos de Cultura que vão somar aos 21 já existentes - só em Teresina são nove. No total, o Estado terá em breve nada menos do que 100 locais onde a Cultura é a principal matéria prima de trabalho.
A segunda boa notícia do dia foi o lançamento do CD que faz o primeiro registro do Tambor de Crioula da Chapada da Sindá, da cidade de São João do Arraial, na região sul.
ESTRATÉGIA - O disco traz as canções entoadas durante as apresentações e marca um salto na evolução do tradição que quase se perdeu. Todo o processo de resgate foi realizado pelo Ponto de Cultura Coco Babaçu, que funciona na cidade, em parceria com a sua prefeitura municipal e algumas empresas privadas. Leia mais amanhã na matéria sobre o Tambor de Crioula de São João do Arraial.
A escolha do grupo para apresentar-se na divulgação dos novos Pontos de Cultura no Piauí foi estratégica visto que ele seria o melhor exemplo de resultados desta política de resgate, reforço e multiplicação da cultura nacional, feita através do plano Mais Cultura, do MinC.
"O governador Wellington Dias deseja que sejam instalados um Ponto de Cultura em cada um dos 224 municípios do Piauí", disse o ator Francisco Pellé, que fez as vezes de mestre de cerimônia no evento.
Pellé é um dos coordenadores do Ponto de Cultura nos Trilhos do Teatro, lançado no ano passado e que em pouco espaço de tempo já realizou movimentos de porte como o Festival de Teatro Lusófono, cursos de rádio e vídeo e em breve lança um documentário.
Segundo a Fundação Cultural do Piauí, órgão que encabeçou a análise da criação dos novos Pontos, na semana passada foi concluída a última etapa do processo de seleção para implementação dos novos espaços no Piauí.
De acordo com a assessoria, as comissões que integraram a etapa da Análise de Mérito contaram com representantes do Ministério da Cultura - MinC, do Governo e da Sociedade Civil. Durante toda a semana foram julgados aspectos de mérito dos projetos inscritos em conformidade com a distribuição dos mesmos por Território de Identidade e por Território de Desenvolvimento.
Fizeram parte desta fase de classificação os projetos habilitados conforme pontuação atribuída pela Avaliação Técnica, sendo priorizados aqueles melhor pontuados, considerando prioritários os municípios que não possuem Pontos de Cultura, conforme estabelecido no edital, além de ser levada em consideração a análise da diversidade dos projetos por territórios.
PRÓXIMOS PASSOS - "Nas próximas já começaremos o processo de convênio com as cidades para a instalação dos Pontos de Cultura. Temos que aguardar ainda o período de recursos para aqueles municípios que não concordaram com o resultado se manifestarem. Nesse resultado, a região entre rios foi a que a mais obteve a aprovação de Pontos", ressaltou Jairo Araújo, da Fundac.
Diário do Povo