
8ª GRE realiza o primeiro percurso formativo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa – PPAIC em 2025
18/03/2025 - 09:25Formação reúne educadores de 11 municípios para fortalecer a alfabetização na região
O Ministério da Educação (MEC) criou o Enade das Licenciaturas, destinado a avaliar os cursos de formação de professores para o ensino básico, conforme anunciado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (1º).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a avaliação dos cursos sofreu alterações neste ano, com foco nas competências dos docentes em vez dos conteúdos disciplinares.
Na primeira edição do Enade das Licenciaturas, foram feitas mudanças no formato das provas e nas matrizes de referência de cada área avaliada. Além do desempenho acadêmico, o exame considerará as habilidades desenvolvidas nos estágios supervisionados.
Estima-se que mais de 370 mil estudantes participem do Enade 2024 em todo o país, com as datas das provas a serem divulgadas posteriormente por meio de edital específico.
O Enade das Licenciaturas abrangerá cursos de 17 áreas de formação de professores, como artes visuais, ciências biológicas, letras, matemática e pedagogia. A partir deste ano, as provas serão divididas em Formação Geral Docente e parte específica de cada área.
Anualmente, o exame segue um ciclo avaliativo trienal, reorganizando a aplicação do Enade e determinando o cronograma de avaliação de cada área e seus respectivos cursos.
O Enade é obrigatório para a graduação e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Além de avaliar os alunos, tem como objetivo aprimorar as políticas educacionais e orientar as instituições de ensino na melhoria dos processos pedagógicos.