
Em entrevista, Emanuel Vital fala sobre o Dia da Consciência Negra e o legado de ‘’Negras e Negros do Rosário’’
19/11/2024 - 19:48Emanuel Vital é professor, jornalista, ambientalista e negro do Rosário.
 Visando proporcionar aos oeirenses um maior conhecimento daqueles que concorrem ao cargo de Conselheiro Tutelar, o Mural da Vila fará uma série de entrevistas com todos os candidatos.
As eleições para a composição do Conselho Tutelar de Oeiras acontece no dia 06 de outubro. O processo de escolha ocorrerá mediante voto direto, de forma facultativa e secreto dos eleitores do municÃpio. Poderão participar da escolha as pessoas maiores de 16 (dezesseis) anos que possuam tÃtulo de eleitor inscrito em sua respectiva região administrativa.
Na série de entrevistas, as perguntas serão exatamente as mesmas para todos os candidatos, primando pelo princÃpio da isonomia.
Conheça a candidata Maria de Jesus Leal. Confira!
1- GostarÃamos que você fizesse a sua apresentação, contando um pouco da sua história e formação.
Meu nome é Maria de Jesus Leal Figueiredo, mãe de 02 filhos com 03 e 07 anos de idade. Sou licenciada nos cursos de ciências da natureza e matemática. Atuei como professora na rede municipal de ensino durante 05 anos. Fui monitora do PIBID (Programa Institucional de Iniciação a Docência) durante 4 anos (2011 a 2015), onde tive a oportunidade e experiência de lidar com crianças e adolescentes nas aulas de monitoria.
2-Porque decidiu disputar uma vaga no Conselho Tutelar de Oeiras?
Porque me sinto bem preparada para a função a qual estou concorrendo, pois já atuei na educação como professora e nas experiências que obtive em sala de aula vejo que as escolas precisam de um apoio maior devido a ocorrência de muitos problemas e situações difÃceis, bem complexas. Digo isso porque realmente vivenciei em sala de aula e com isso tenho o propósito de ajudar de forma sensibilizada desenvolvendo projetos de incentivo à s polÃticas públicas de proteção dos direitos das crianças e adolescentes e medidas socioeducativas.
3-Qual é a sua proposta central para caso seja eleito (a)?
Pretendo fazer um trabalho preventivo na sociedade, na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, dialogando com os pais e a famÃlia enfim, com a sociedade em geral, pois é dever de todos zelar pelo bem-estar das crianças e adolescentes, tendo consciência que somos todos responsáveis por prepará-los para um futuro melhor.
4-Como tem sido a divulgação e campanha para conseguir votos na comunidade oeirense?
Está sendo através das redes sociais, com o apoio da minha famÃlia parentes e amigos que moram aqui em Oeiras, povoados e localidades (Buriti do rei, Fomento, Malhada Real dentre outros). Estou fazendo visitas domiciliares dialogando e falando as propostas para a sociedade, diante de tudo, vejo de perto os anseios das pessoas.
5-Já fez parte de algum projeto voltado aos direitos da Criança e do Adolescente antes de concorrer ao pleito?
Durante o tempo que atuei em sala de aula participei de projetos de intervenção onde desenvolvemos os temas: Os direitos das crianças e adolescentes; O que é ser adolescente e A sexualidade e a gravidez na adolescência. Nesse projeto conscientizamos os jovens e adolescentes falando os procedimentos e formas corretas no intuito de amenizar várias situações e problemas do alunado.
6-Em sua opinião, quais os maiores agravantes para o não cumprimento das leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, quais medidas devem ser tomadas diante dos agravantes?
A falta de conhecimento da sociedade, pois muitas vezes podem até saber mais não cumprem as leis do ECA. Com isso ocorrem exploração infantil, venda de álcool, drogas e vários casos de abuso sexual infantil, por isso é necessário realizar projetos de intervenção na sociedade em geral para cumprir as polÃticas públicas e medidas socioeducativas.
7- Quais os mais graves problemas das crianças e adolescentes de Oeiras?
Percebo que na cidade de Oeiras os maiores problemas estão relacionados ao uso de drogas, alcoolismo desde muito cedo, gravidez na adolescência, assédio sexual, trabalho infantil, falta de apoio familiar e desestruturação familiar que é onde se abrem brechas para todos estes problemas citados.
8-Porque você é um (a) bom (boa) candidato(a) ao cargo de conselheiro (a) tutelar?
Se eu for escolhida pretendo atuar de forma sensibilizada e imparável buscando sempre o melhor para as crianças e adolescentes, diante das situações agravantes que existem na sociedade. Conselheiro não é policial, não é juiz e nem advogado de acusação. Conselho Tutelar não tem que causar medo e sim, trazer tranquilidade e resolutividade e é exatamente isso que pretendo fazer.