
Semana de Enfermagem no CEEP Oeiras destaca saúde mental e bem-estar dos profissionais
23/05/2025 - 18:11Programação incluiu palestras, apresentações culturais e integração entre estudantes do ensino técnico e acadêmico.
Por: Caroline Parizio
A natação infantil é uma modalidade relativamente nova que está ganhando maior visibilidade pelo reconhecimento das vantagens que ela pode trazer para as crianças. Além de se divertir na água e trabalhar o sistema respiratório, elas também aprendem a ter um melhor equilíbrio e desenvolvimento motor. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.
Diante dessa novidade, surgem as dúvidas e curiosidades por parte das mães que, por um lado, sentem-se motivadas pelas inúmeras vantagens da prática e, por outro lado, ficam receosas em arriscar seus bebês em uma piscina. Pensando nisso, vamos esclarecer algumas dúvidas frequentes nesse assunto.
Qual a idade para começar?
A natação é a única atividade que pode ser praticada em todas as idades sem contraindicações. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a recomendação da é de que as crianças comecem nadar a partir dos seis meses. Nessa idade, o ouvido fica desenvolvido o suficiente para dificultar a entrada da água, reduzindo as chances de infecção. Além disso, o bebê também já estará imunizado contra algumas doenças.
"Quanto mais cedo o bebê começa a natação, mais relaxado ele ficará na água porque mais nítidas serão suas lembranças de sua vida uterina, quando ele vivia satisfeito num mundo aquático e quentinho. A aula de natação, adaptada para bebês, é afetiva e deve ter sempre a participação da mãe", diz a professora Ana Claudia Aragão, professora de natação.
Eles aprendem a nadar mesmo?
A profissional de educação física e acadêmica da Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil (ABPNI), Claudia Melem, conta que o termo natação não é comumente usado para bebês, uma vez que a criança vai realmente aprender a nadar a partir dos cinco anos, quando já tem desenvolvimento motor para entender o que lhe é ensinado. “Para os bebês é uma adaptação do meio líquido e o desenvolvimento motor. É ensinado a sobreviver na água de alguma forma, seja bloqueando a respiração se deslocando até algum material ou a borda da piscina etc”, explica.
Desenvolvimento da criança:
A natação infantil é o primeiro e mais eficaz instrumento de aplicação da Educação Física no ser humano, assim como excelente elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada. Similarmente, é possível afirmar, no que diz respeito, por exemplo, ao desenvolvimento psicomotor, sua decisiva participação na construção do esquema corporal e seu papel integrador no processo de maturação. Também a natação infantil, afirmam os especialistas, envolve desde a ativação das células cerebrais da criança, até um melhor e mais precoce desenvolvimento de sua psicomotricidade, sociabilidade e reforço do sistema cardiovascular e morfológico.
A natação como agente educativo quando aplicada a crianças em idade pré-escolar assumirá um papel formativo e totalizador, levando as mesmas crianças que participaram de um programa de adaptação ao meio líquido a se desenvolverem melhor e mais rapidamente, o que fará do posterior processo de alfabetização algo simples e bem sucedido, contudo devendo respeitar o desenvolvimento progressivo da criança.
Quais as vantagens?
Melhora o desenvolvimento neuromotor;