
Nos passos da misericórdia - Por Perpétua Mary

 ... E nossa Oeiras ficou assim tingida pelo roxo, envolvida pela emoção dos milhares de romeiros a seguir os passos do Bom Jesus.
Encenação ensaiada, vivida e revivida por nossos antepassados, tradição herdada de pai para filho , sensibilidade à flor da pele , promessas pagas e promessas renovadas, culto devocional ao Bom Jesus dos Passos e a Nossa Senhora das Dores, com precedentes históricos e ricas confissões de milagres.
Tradição que se revive, categoricamente, da mesma forma e com a mesma complexidade de detalhes, a seguir os passos do Bom Jesus.
Ele sai dos braços da Mãe da Vitória para refugiar -se no seio da Mãe do Rosário , numa colina da nossa cidade.
E vem , passo a passo, caindo e levantando nas ruas e vielas, transpassado de dor e da certeza de estar cumprindo a vontade do Pai.
Milhares de passos o seguem, o referenciam, o acompanham e o glorificam : estamos aqui Bom Jesus dos Passos, a te seguir , a encenar teus últimos momentos de vida humana e a implorar tua misericórdia divina. "Somos teus filhos, operadores da messe , pobres pecadores, aflitos cristãos , cansados seres humanos da vida turbulenta e amedrontadora que vivemos "
"Estamos aqui Bom Jesus dos Passos, dos viajantes, dos pobres de bens e de espÃrito. Tende piedade de nós e das nossas ofensas a ti, ao próximo , à natureza. Deixa -nos seguir teus passos e vislumbrar os caminhos da misericórdia ".
Dá -se a chegada , dá -se o encontro com o vulto sofrido e olhar pendente, choroso e compadecido da Mãe das Dores. Mãe das sete dores , dos sete lamentos , das sete sentenças daquela que é mãe do Bom Jesus e de toda a humanidade cristã.
Daquela mãe sofrida , parece dilatar -se um coração ofegante a dizer "caminheiros, parai e vede como é grande a minha dor ". Dor dos pés chagados e do coração partido do meu filho unigênito , o Bom Jesus dos Passos. Tende misericórdia! !!
Mais uma vez, como os Ãmpios e incrédulos soldados de Pilatos, caminhamos em procissão, em cortejo , em defesa da nossa fé.
Caminhemos hoje e sempre nos passos da misericórdia de Jesus.
Não basta que sigamos a procissão todos os anos e entoemos o ofÃcio ou o miserere; Não basta quer sejamos devotos fervorosos da Mãe das Dores; Não que digamos todos os dias que somos católicos apostólicos; Não basta termos piedade do próximo que sofre mais do que nós...
Precisamos seguir teus passos Bom Jesus , todos os dias , misericordiando teu perdão e teus favores, ajudando o próximo como se a ti fosse.
Faz -nos corajosos Bom Jesus dos Passos, para nunca desistirmos de viver sob tua bênção e proteção e sempre sempre "nos passos da tua misericórdia ."
Perpétua Mary
Os, 18/03/2016