
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
O Teatro João Paulo II, localizado no Dirceu
Arcoverde, zona sudeste de Teresina, retomou ontem as atividades do Centro e Núcleo de Criação do Dirceu e na oportunidade foram lançados alguns projetos, intercâmbios e parcerias já confirmadas para a programação de 2009.
O teatro, que esteve em recesso por alguns meses, deu início a programação deste ano com o já conhecido Projeto Instantâneo, um trabalho do Centro e Núcleo de Criação do Dirceu, que traz semanalmente a improvisação como proposta de espetáculos e buscando dessa forma a formação de público para a arte contemporânea na cidade de Teresina.
Entre os projetos confirmados está o "ColaboraTÓRIO", programa de residências, colaboração e criação realizado pelo Festival Panorama de Dança, do Rio de Janeiro, e o Núcleo de Criação do Dirceu, de Teresina, subvencionado pela União Européia em parceria com Artsadmin (Londres), Alkantara (Lisboa) e Garajistanbul (Istambul). No Piauí o projeto conta ainda com o apoio do Teatro Municipal João Paulo II através da Fundação Monsenhor Chaves e Prefeitura de Teresina.
Esse projeto é único no país, e tem como objetivo o desenvolvimento de trabalhos colabo-rativos interculturais e desenvolvimento profissional de artistas em início de carreira em dança contemporânea. O cola-boraTóRIO selecionará intérpretes-criadores de Tere-sina e do Rio de Janeiro para as edições de 2009 e 2010.
O primeiro residente será Cristian Duarte (São Paulo), com atividades de 02 à 18 de abril. Ele é formado em coreografia na renomada escola Belga P.A.R.T.S. Sua proposta de trabalho consiste basicamente em estabelecer um ambiente de pesquisa que incite a percepção de cada indivíduo sobre seu próprio processo e foco de interesse.
Em seguida a coreógrafa e videomaker Tamara Cubas (Uruguai) virá a Teresina em maio, o coreógrafo Boyzie Cekwana (África do Sul) em junho e Zeynep Gunsur (Turquia) em julho.
Os artistas profissionais de Teresina interessados no Projeto colaboraTóRIO devem en-viar até dia 31 de março (12h) para o endereço do TMJP2 um currículo resumido e uma carta de intenção, explicando qual o interesse pessoal em participar deste projeto. As vagas são limitadas, ficando a critério da direção do colaboraTóRIO a escolha dos participantes.
Entre as demais novidades está a residência da artística de Klará Alexová, bailarina da República Theca, que está em Teresina para finalizar um trabalho de graduação pela Escola Superior de Artes de Amsterdã. Sua chegada faz parte de uma parceria que promove intercâmbios entre a instituição holandesa e o Centro e Núcleo do Dirceu, projeto que atualmente também contempla Soraya Portela e Fábio Crazy, membros do núcleo. Os dois intérpretes piauienses estão em Amsterdã desenvolvendo residência artística.
Núcleo do Dirceu abre Festival na Alemanha
Um outro pontapé importante para a cultura local é a participação do Núcleo de Criação do Dirceu no Festival Brasil Movie Berlim 2009, na Alemanha. O evento é um festival voltado para a produção da dança contemporânea brasileira, realizado bienalmente na capital alemã e acontecerá de 16 a 26 de abril, no Hebbel am Ufer (HAU 1, 2, 3) considerado o centro de agregação das produções contemporâneas em Berlim.
Os curadores Wagner Carvalho e Björn Dirk Schlüter viajam pelo Brasil um ano antes de cada edição para pesquisar e conhecer pessoalmente o cenário artístico e a produção de cada região. Após assistirem algumas participações de Marcelo Evelin e do Núcleo do Dirceu em festivais nacionais nos últimos anos, resolveram incluir Teresina no roteiro de pesquisa e tiveram amplo contato com a cena local.
O Núcleo de Criação do Dirceu/NCD, coletivo de artistas dedicados ao desenvolvimento da Arte Contemporânea no Piauí, foi então selecionado e convidado (com todos os custos e cachês pagos) para participar do Brasil Move Berlim 2009, recebendo destaque nas peças de divulgação do Festival. A imagem escolhida para todo o material gráfico é de um dos espetáculos piauienses que será apresentado, "Sobre Ossos e Robôs" (Elielson Pacheco), e o texto de abertura do programa inicia falando sobre o projeto do Núcleo.
Bull Dancing (Marcelo Evelin/Demolition Inc) fará abertura do Festival, nos dias 16 e 17 de abril no espaço HAU 1, e os trabalhos Corpo Manual (Jamila Rocha), "2 Heterogêneo" (Alexandre Santos, César Costa) e Sobre Ossos e Robôs tem apresentação nos dias 18 e 19 no HAU 3. Marcelo Evelin, bailarino e coreógrafo responsável pela implantação da plataforma do Centro e Núcleo do Dirceu junto à Fundação Monsenhor Chaves e Prefeitura de Teresina, foi convidado ainda a ministrar um workshop sobre este projeto, como um reconhecimento internacional ao trabalho realizado no bairro Grande Dirceu em seus três anos de atividade.
Diário do Povo