
Jovem de 18 anos fica gravemente ferido em acidente de moto no Anel Viário, em Oeiras
11/07/2025 - 10:38Vítima de 18 anos perdeu o controle da motocicleta e caiu em um abismo no Anel Viário, em Oeiras
A Secretaria de Estado da Saúde, através da coordenação estadual de Vigilância Ambiental, emitiu relatório, na manhã desta quarta-feira, 10, com informações apontando queda de 61,92% de casos suspeitos notificados e 83,87% de casos confirmados de dengue no Piauí, comparando o mês de maio com relação a abril de 2015.
No mês de abril foram 2.211 casos de dengue notificados e 1.451 confirmados, em maio os casos notificados foram 842 e confirmados 234. Em Teresina o número de casos notificados da doença vem caindo pela 8ª semana seguida, passando de 273 casos registrados na semana entre os dias 19 e 25 de abril para zero entre os dias sete e 10 de junho.
Outros 10 municípios do Piauí registraram queda nas notificações de casos de dengue. São eles: Angical do Piauí, Canto do Buriti, Dom Expedito Lopes, Esperantina, Geminiano, Parnaíba, Picos, Santana do Piauí, São Pedro do Piauí e Sussuapara. Em outros 212 municípios as notificações da doença ficaram estáveis, sem aumento ou diminuição.
O único município a registrar alta foi Betânia do Piauí, que vinha apresentando cinco casos de notificação da doença no período de 19 de abril a 30 de maio. Já entre os dias 30 de maio e 6 de junho não registrou casos de dengue e nesta última semana (sete a 10) voltou a apresentar um caso notificado da doença.
Mas, a capital segue registrando o maior número de casos acumulados no ano, 2.657. Seguida por Picos (174), Alvorada do Gurguéia (76), São Raimundo Nonato (69), Barras (55), Esperantina (47), Parnaguá (31), Bom Jesus (29), Monsenhor Gil (26) e Pedro II (24).
COMBATE - O Comitê de Mobilização Comunitária se reúne hoje, para discutir ações de combate à dengue em Teresina. A atuação do comitê se dá na formação de uma rede de socialização de informações, de educação, elaboração de programas permanentes e promoção de integração de ações de controle da doença na atenção básica com a mobilização do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Estratégia Saúde da Família. O objetivo é formar uma verdadeira rede de combate.
Estão reunidos representantes de diversos setores voltados para a saúde, educação, meio ambiente, juventude e desenvolvimento urbano. Juntos, estes profissionais planejam estratégias, com base em conhecimento da situação epidemiológica e entomológica, bem como das ações de assistência aos pacientes desenvolvidas no município.
Ele deve utilizar-se de instrumentos legais que facilitem o trabalho do poder público na eliminação de criadouros em imóveis comerciais, casas abandonadas e terrenos baldios e programar ações educativas contra a dengue na rede de educação básica, técnica e superior, entre outras ações.