
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 Escolas, entidades, igrejas, associações de classes estão mobilizadas pela paz no trânsito em Oeiras.
Caminhada, pit stops, blitzes educativas, palestras em escolas, empresas e igrejas serão algumas das atividades promovidas durante toda a semana com o objetivo de conscientizar a população oeirense sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito para preservar vidas.
As ações de conscientização fazem parte de uma programação que terá como ponto culminante uma caminhada e uma audiência pública com a participação dos vereadores, representantes do executivo, autoridades do segmento, CDL, OAB, UPA, Hospital Deolindo Couto, escolas estaduais, municipais e particulares e a população em geral.
A meta é conseguir levar a ideia de que o trânsito é responsabilidade de todos, e que a mudança nos comportamentos faz a diferença na preservação de vidas, e também é uma questão de cidadania e faz parte do dia a dia de todas as pessoas.
Durante toda a semana várias atividades estão sendo realizadas nas escolas e em ruas da cidade.
As atividades já foram desenvilvidas pelo Instituto Barros de Ensino, que realizou a Transitolândia, onde os alunos da Educação Infantil tiveram aulas teóricas e práticas sobre o trânsito.
A Escola Municipal Lourenço Barbosa Castelo Branco realizou uma Blitz Educativa, na avenida Rui Barbosa. Motoristas, motociclietsas e pedestres foram abordados pelos alunos, que distribuÃram panfletos chamando a atenção sobre a importância das leis de trânsito.
Neste dia 03, O CETI Pedro Sá realizará uma mesa de debates, às 15h, tendo a situação do trânsito em Oeiras como foco.
Já a Escola Estadual Armando Burlamaqui, realizará a AÇÃO EDUCATIVA PELA PAZ NO TRÂNSITO. Após informações em sala de aula pelos professores, os alunos do 9º ano farão a BLITZ DOS ADOLESCENTES, nesta quarta-feira, 04, às 8h30 e às 14h30, no cruzamento da avenida José Tapety com a rua Cel. Orlando Carvalho no centro da cidade.
A Escola Municipal Visconde da ParnaÃba tem realizado desde a segunda-feira indo até a quarta-feira, uma panfletagem sobre a importância de obedecer à s leis de Trânsito.
Já na quarta-feira, dia 04, os alunos da Sociedade Educacional Paulo Freire, terão uma palestra com a Dra. Aline Martins, psicóloga da Psicotran.
O Instituto Mahatma Gandhi realizará uma palestra na quinta-feira, dia 05 com a professora Gemma Galgani, que já foi diretora da Escola Estadual de Trânsito.
O ponto alto desta importante semana em Oeiras será uma audiência pública que será realizada no Ginásio Santaninha, na sexta-feira, 06, às 9h. A audiência pública foi proposta pelo vereador Adauberm Moraes (PMDB) e aprovada por unanimidade. Segundo o vereador a expectativa é discutir o problema do trânsito oeirense e a partir dos dados obtidos, acionar as instituições envolvidas para tomar as medidas necessárias.
O vereador foi procurado pela ex-delegada regional de Oeiras, Dra. Jannayna Nobre, atualmente defensora pública no estado do Ceará, que sempre manifestou preocupação com a situação do trânsito em Oeiras. "O trânsito em Oeiras é um dos nossos maiores problemas e precisamos discutir, debater visando uma solução. A cada dia temos um crescente número de acidentes que deixam vÃtimas fatais e outras mutiladas. É necessário que medidas sejam tomadas com urgência visando disciplinar o trânsito em Oeiras, mas não somente coibir as infrações, mas acima de tudo educar o nosso povo. É importante debatermos a municipalização do trânsito, como também criar uma consciência coletiva de respeito no trânsito", disse a defensora.
Caminhada pela paz no trânsito
Ainda na sexta-feira, 06, acontecerá uma grande caminhada, que reunirá todas as escolas de Oeiras, entidades, igrejas, associações de classe como o objetivo de chamar a atenção dos oeirenses para este que é um dos maiores problemas da cidade, e que já tem provocado muitas mortes e deixados muitas vÃtimas com sequelas.
A caminhada terá concentração na Praça Raimundo Lopes, em frente ao estádio Gérson Campos, passando pela avenida Santos Dumont e descendo pela avenida Rui Barbosa, com parada em frente ao Hospital Deolindo Couto, como forma de homenagem as todas as vÃtimas do trânsito.
O encerramento será no Ginásio Santaninha, onde todos deverão participar da audiência pública.
A seguir, fotos das atividades realizadas pelo Instituto Barros de Ensino - IBENS