
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O Oeirense Vicente de Paula Sousa Júnior foi contemplado com uma bolsa do Programa Ciência Sem Fronteira e vai estudar por um ano na Alemanha.
Vicente Júnior é estudante de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade Federal do Piauí e foi contemplado com a bolsa graças ao seu desempenho acadêmico.
O estudante tem 21 anos e é filho da professora Maria de Fátima Barbosa Pereira, conhecida em Oeiras por Maryinha e de Vicente de Paula Sousa. Ele embarca para a Alemanha, no sábado, 03 de agosto.
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.