
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
O artista visual piauiense Jader Damasceno abre nesta segunda-feira (8) a exposição Trópicos de Câncer, na Casa da Cultura de Teresina. Com entrada franca, o evento ficará aberto para visitação até 31 de julho, de segunda a sexta, das 8h às 17h30, e aos sábados das 9h às 12h.
As telas do artista, que é natural de Oeiras, trazem nos traços peculiares reflexos de suas experiências. "Passei boa parte da minha vida fazendo testes de tintas, de técnicas, de formas e com o tempo fui desenvolvendo um traço que é bem meu, bem particular".
Com misturas de cores e formas, as obras são ocupadas por uma dualidade visual e transitam entre o universo clássico e popular. "Dois pontos de luz, nosso lado humano e carnal, e nosso lado divino", relata.
Na arte de Jader, a cultura nordestina é uma inspiração. A paixão pelo regional é tamanha que o artista se diz um "cônsul da cultura nordestina e brasileira". "Os quadros são cheios de cortes, pois sempre falo que sou uma colcha de retalhos, tudo o que pinto remete a esse processo de cultura popular", disse.
Outro aspecto que chama atenção nas obras do artista são as figuras sem rostos e sem sexo definido. A característica tem uma explicação. "Rosto sem feição, corpos sem gênero, estamos em um momento híbrido, uma busca por um corpo liberto. Fazer rosto e fazer genital seria como prender esses corpos", destaca o artista autodidata.
A Vernissage começa as 19h na Casa da Cultura de Teresina e durante a semana ficará aberta para visitação de 08 a 31 de Julho, de segunda a sexta, das 08h às 17h30. Aos sábados será de 09h às 12h.