
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas sobre o Indicador de Desenvolvimento Socioeco-nômico dos Estados, o Piauí e o Maranhão tem os piores desempenhos do país. Numa escala de zero a 100, o Piauí saiu de 2,9 em 2001 para 11,4 em 2007. A média nacional é de 42,1 pontos percentuais.
A pesquisa se refere a redução de pobreza e desigualdade, da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Neste quesito, os estados do Piauí e Maranhão estão na ponta inferior da tabela do desenvolvimento.
Estes índices são auferidos através da evolução da renda e saneamento básico. As obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tentam mudar este cenário. Uma parte dos recursos está voltada para esta área, de forma a promover mais obras de abastecimento e saneamento.
A pesquisa observou ainda que nos últimos sete anos houve pouca evolução em educação e saúde, mesmo com o investimento propagado pelo Governo. Mesmo assim, a performance do Maranhão pelo período foi melhor que a do Piauí.
Segundo informações do Governo, em 2003, a Educação era um dos principais problemas da administração estadual. A média de escolaridade da população era baixíssima, de 3,6 anos de estudo.
Pelos dados apresentados, em 2003 havia escolas em 46 municípios. Hoje, há escolas de ensino médio espalhadas em 224 municípios do Estado.
Diário do Povo