
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O Piauí vai realizar a quinta eleição extemporânea neste ano. Os prefeitos foram cassados por irregularidades e como tiveram mais de 50% dos votos, será realizado um novo pleito. Três municípios já realizaram eleição extem-porânea: Pimenteiras, Baixa Grande do Ribeiro e Francinopólis. Nos próximos dias haverá eleição em Santo Inácio do Piauí e Nossa Senhora dos Remédios, devido a cassação do mandato dos prefeitos. Outros 17 prefeitos tiveram o mandato cassado pela Justiça Eleitoral e alguns continuam no cargo sub judice por força de medida liminar.
O Tribunal Regional Eleitoral manteve a cassação do mandato do prefeito de Santo Inácio do Piauí, com o voto de minerva da desembargadora Eulália Maria Pinheiro. Com a decisão, deve haver uma nova eleição no município num prazo de 30 dias. Por enquanto, o presidente da Câmara Municipal assume provisoriamente o cargo de prefeito e convoca novas eleições.
O processo foi relatado pelo juiz federal Marcelo Cavalcante. O voto foi seguido por metade dos membros do TRE-PI, a decisão, já que houve empate, coube a presidente da TRE-PI votar no processo.
O prefeito eleito Inácio Batista de Carvalho, seu Inácio (PSB), foi cassado acusado de abuso de poder econômico e compra de votos. Foi produzida prova contra o prefeito, os eleitores tinham que comprovar o voto através de fotos feitas no aparelho celular dentro do local de votação, com a foto do candidato na urna eletrônica.
A decisão de nova eleição no município se deu porque Seu Inácio teve 1.536, ou seja, 60,98% dos votos válidos. A eleição em Santo Inácio teve o comparecimento de 3.031 votos, sendo 2.519 votos válidos, 153 votos nulos e 37 votos em branco.
Diário do Povo