Mural da Vila: 16 anos de jornalismo em Oeiras
16/09/2024 - 18:08Ao longo de 16 anos, a missão de levar notÃcias com responsabilidade permanece firme.
 Sempre que um caso de suicÃdio ou mesmo uma tentativa acontece em Oeiras, o Mural da Vila é questionado pelo fato da não divulgação destes casos. Faz parte da nossa linha editorial, não dar notoriedade a nenhum fato que possa atentar contra a vida humana.
Infelizmente, apesar das supostas influências que notÃcias deste tipo possam ter na vida das pessoas, muitos veÃculos divulgam este tipo de material. Embora não nos caiba julgar o posicionamento editorial destes meios, o Mural da Vila, assim como outros veÃculos de comunicação, continuarão a não divulgar este tipo de conteúdo em respeito à ética jornalÃstica e aos familiares destas pessoas que, por qualquer motivo, achavam que suas vidas não eram importantes.
Entretanto, o fato de não divulgarmos notÃcias que abordem exclusivamente o suicÃdio de alguém, não significa que este tema não deva ser abordado, pois, na verdade, é justamente o oposto. Debater o suicÃdio se faz necessário para que as pessoas entendam os motivos que podem levar uma pessoa a tirar a própria vida e assim, oferecer ajuda a estes indivÃduos, prevenindo que este triste fato ocorra.
Como veÃculo de comunicação que atua há 12 anos na cidade e região, não podemos nos dar ao luxo de considerarmos qualquer assunto como tabu e assim, continuaremos apoiando ações que promovam iniciativas de valorização da vida e prevenção ao suicÃdio, além de continuarmos a abordar o tema sempre que for pertinente, mas sempre como forma de conscientização e não de polêmica.
Para entender mais sobre as supostas influências dos meios de comunicação nos atos de suicÃdio e conhecer um pouco mais sobre o tema, indicamos o vÃdeo abaixo, produzido pelo canal Nerdologia, no Youtube.
LAMECK VALENTIM
Editor Mural da Vila