Geral

Prefeitos de 20 cidades propõem consórcio para criação de usina de tratamento de lixo em Oeiras

Na oportunidade, Zé Raimundo propôs a implantação de uma usina de tratamento de resíduos sólidos em Oeiras.

Prefeitos de 20 cidades propõem consórcio para criação de usina de tratamento de lixo em Oeiras
Compartilhar
WhatsApp
 Unindo esforços para fomentar novas políticas públicas para tratamento de resíduos sólidos e destinação ambientalmente correta do lixo produzido em toda a região, o prefeito José Raimundo promoveu, na manhã desta quinta-feira, 09, um encontro com prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente e agentes públicos de cerca de 20 cidades para abrir um diálogo sobre soluções integradas para o descarte adequado do lixo em toda a microrregião de Oeiras.
O propósito é estabelecer um consórcio para o aproveitamento integral dos resíduos sólidos e consequente encerramento dos lixões, atendendo às exigências legais, previstas pelo Novo Marco Legal Regulatório de Saneamento Básico.
Na oportunidade, Zé Raimundo propôs a implantação de uma usina de tratamento de resíduos sólidos em Oeiras, que irá oferecer a destinação final ambientalmente adequada ao lixo, transformando os resíduos sólidos urbanos de todas as cidades consorciadas em material de valor agregado, como telha, tijolo, adubo, tubulação para rede de esgoto e paralelepípedo, por exemplo.
“Estamos iniciando 
um processo para dar uma finalidade mais segura aos resíduos sólidos de Oeiras e das cidades num raio de 100 km, totalizando 20 municípios. Temos este desafio e nos reuniremos mais vezes para encontrarmos um denominador comum, que esteja dentro de uma razoabilidade e menor custo para que cada município traga o material coletado para Oeiras, onde temos a intenção de montar uma usina de tratamento de resíduos sólidos. Nossa intenção é que Oeiras e todos estes municípios deixem de ter lixões, dando uma solução definitiva à problemática do despejo de lixo”, detalha o prefeito.
Os procedimentos técnicos para implantação da usina foram expostos e detalhados pelo engenheiro sanitário e presidente do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT), Marcus Andrey Vasconcellos, que participou do encontro a convite da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA).
Transformado nesses subprodutos, o lixo produz novos arranjos produtivos e gera emprego e renda em toda a região. “Estamos propondo a criação de uma usina de tratamento de resíduos sólidos, que vai transformar os resíduos sólidos urbanos, o lixo, em material de valor agregado: telha, tijolo, tubulação para rede de esgoto, paralelepípedo, paver para calçamento de ruas. Essa usina é agregada a uma usina de biodigestor, que transforma o resíduo orgânico em gás, energia e o biofertilizante, que serve para criar novas cadeias produtivas na agricultura familiar. Isso traz diversos benefícios. Com isso, os municípios vão dar a destinação correta para os resíduos, deixando de enterrar e ou deixar a céu aberto, parando de  contaminar o solo e também vai gerar produtos de valor agregado, que geram emprego e renda, beneficiando toda a região”, explana o engenheiro sanitário, Marcus Andrey Vasconcellos.
O assunto deve ser retomado em novos encontros. Também está prevista uma visita dos prefeitos ao município de São Bento do Sul, em Santa Catarina, que possui uma usina de processamento de resíduos referência para todo o Brasil.
Prefeitos de 20 cidades propõem consórcio para criação de usina de tratamento de lixo em Oeiras — imagem 1Prefeitos de 20 cidades propõem consórcio para criação de usina de tratamento de lixo em Oeiras — imagem 2Prefeitos de 20 cidades propõem consórcio para criação de usina de tratamento de lixo em Oeiras — imagem 3Prefeitos de 20 cidades propõem consórcio para criação de usina de tratamento de lixo em Oeiras — imagem 4Prefeitos de 20 cidades propõem consórcio para criação de usina de tratamento de lixo em Oeiras — imagem 5